Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12980
Título: | A improvisação do aluno-ator com máscara e a pedagogia de Jacques Lecoq. |
Título(s) alternativo(s): | The improvisation of student-actor with mask and the pedagogy of Jacques Lecoq. |
Autor(es): | Hunzicker, Frederick Magalhães |
Palavras-chave: | Improvisação com máscaras Interpretação teatral Commedia dell´arte |
Data do documento: | 2018 |
Referência: | HUNZICKER, F. M. A improvisação do aluno-ator com máscara e a pedagogia de Jacques Lecoq. Anais ABRACE, v. 19, n. 1, 2018. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3839>. Acesso em: 27 set. 2020. |
Resumo: | Através da pedagogia de Jacques Lecoq com a máscara neutra, a máscara larvária e a máscara expressiva, foi proposto ao aluno-ator em formação que se mobilize corporalmente para a cena teatral. Com a máscara, o aluno-ator tem uma possibilidade de jogo e de improvisação corporal. A máscara serve de instrumento de trabalho e de ligação com a cena e a improvisação corporal e teatral. Os exercícios com a máscara neutra são compostos de improvisações individuais para trabalhar a precisão corporal e a atenção no jogo cênico do ator. A máscara neutra possibilita ao aluno-ator uma experiência única de tomar contato consigo mesmo, com suas dificuldades e, assim, trabalhar e explorar a interação com seu corpo no jogo da improvisação. Com a máscara larvária já temos o embrião de uma personagem tipificada que propõe outra qualidade de improvisação: uma mais livre e coletiva. Já com a máscara expressiva temos uma personagem com características fixas que determinam o modo de agir e pensar. Dessa forma, a improvisação está alicerçada nos moldes desta personagem, no como ela foi construída e pensada, com suas propriedades tipológicas. |
Resumo em outra língua: | Through the pedagogy of Jacques Lecoq with the neutral mask, the larval mask and the expressive mask, it was proposed to the student-actor in training that he or she mobilizes bodily to the theatrical scene. With the mask the student-actor has a possibility of play and body improvisation. The mask serves as an instrument of work and connection with the scene and the corporal and theatrical improvisation. The exercises with the neutral mask are composed of individual improvisations to work the body precision and attention in the scenic game of the actor. The neutral. In this way, the improvisation is founded in accordance with this character, on how it was built and designed, with its typological properties. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12980 |
Link para o artigo: | https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3839 |
ISSN: | 2176-9516 |
Aparece nas coleções: | DEART - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ImprovisaçãoAlunoAtor.pdf Restricted Access | 384,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.