Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1296
Título: Os princípios da precaução e da segurança química diante de novos riscos : uso de resíduos industriais na fabricação de cimento.
Autor(es): Sevá Filho, Arsênio Oswaldo
Santi, Auxiliadora Maria Moura
Palavras-chave: Riscos ambientais
Fabricação de cimento
Segurança química
Resíduos industriais perigosos
Co-incineração
Data do documento: 2003
Referência: SEVÁ FILHO, A. O.; SANTI, A. M. M. Os princípios da precaução e da segurança química diante de novos riscos : uso de resíduos industriais na fabricação de cimento. In: XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2003, Ouro Preto. XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2003. p.1-12. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2003_TR0802_1036.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2012.
Resumo: O trabalho apresenta resultados da investigação realizada sobre os principais aspectos tecnológicos, territoriais e ambientais da co-incineração de resíduos industriais perigosos nos fornos rotativos de clínquer de fábricas de cimento. A análise considerou esta atividade como um sistema complexo contendo riscos e incertezas, pois ocorrem e podem ocorrer prejuízos para os trabalhadores, para a população e para o meio ambiente além daqueles associados à fabricação do cimento com o emprego de insumos tradicionais. Com base nos cadastros e séries estatísticas obtidas sobre o transporte e as licenças ambientais para uso de resíduos em três fábricas de cimento de grande porte instaladas na região norte da área metropolitana de Belo Horizonte, foram qualificadas a fonte geradora dos resíduos, indicadas as rotas rodoviárias usuais, e alguns percursos de possível contaminação até os usos finais do cimento. Está ocorrendo um processo notável de disseminação dos riscos de contaminação química associados aos resíduos industriais perigosos, em escala interregional, convergindo para as regiões cimenteiras. Conclui-se, diante disto, que a sistemática de licenciamento e de controle ambiental por parte da administração pública ainda não adota e até desconsidera o Princípio da Precaução e os critérios da Segurança Química.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1296
Aparece nas coleções:DECIV - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_PrincípiosPrecauçãoSegurança.pdf279,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.