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Título: Aplicação de técnicas de planejamento de experimentos para otimização do comportamento tribológico e térmico de materiais de atrito durante o processo de frenagem.
Título(s) alternativo(s): Application of experimental planning techniques for optimization of the tribological and thermal behavior of friction materials during the braking process.
Autor(es): Pinto, Rafael Lucas Machado
Horta Gutiérrez, Juan Carlos
Menezes, Rodrigo Cardoso de
Campos Rubio, Juan Carlos
Faria, Paulo Eustáquio de
Palavras-chave: Sistemas de freio
Efeito fade
Brake systems
Fade effect
Data do documento: 2017
Referência: PINTO, R. L. M. et al. Aplicação de técnicas de planejamento de experimentos para otimização do comportamento tribológico e térmico de materiais de atrito durante o processo de frenagem. Revista Matéria, Rio de Janeiro, v. 22, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-70762017000500405&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 10 mar. 2020.
Resumo: Sistemas de freio têm a finalidade de reduzir ou manter a velocidade de um veículo, levá-lo à imobilidade ou mantê-lo imóvel. O princípio básico dos sistemas de freios por atrito é a conversão da energia cinética do veículo em energia térmica. Neste estudo, buscou-se analisar os parâmetros de operação de um sistema de freio a disco para motocicletas utilizando-se um banco de ensaios baseado no procedimento Krauss, descrita pela norma ABNT NBR 6143/1995. Optou-se por conduzir um Experimento fatorial completo 2³, em que os três fatores de controle considerados (tipo de disco de freio, tipo de pastilha e o valor da pressão de acionamento da manete de freio) foram alterados deliberadamente em dois níveis cada. Analisou-se as propriedades dos materiais envolvidos novos e após um determinado tempo de uso, denominado materiais assentados. Para avaliar o desempenho do sistema de freio durante o processo de frenagem, analisaram-se duas variáveis de resposta simultaneamente: coeficiente de atrito e temperatura final. A partir dos experimentos, o desempenho tribológico mais satisfatório ocorreu para os materiais constituintes do par de atrito, disco e pastilhas, assentados, e um menor valor de pressão de acionamento da manete de freio. Já para a temperatura, o melhor resultado ocorreu para os materiais do par de atrito novo e um menor valor de pressão. Com o intuito de encontrar a melhor combinação dos níveis de cada fator que otimize o desempenho global destas duas variáveis resposta, foi proposta uma técnica de otimização de múltiplas respostas. Como resultado, obteve-se os níveis assentados do par de atrito e o menor valor de pressão como os capazes de otimizar as duas variáveis resposta simultaneamente. Por fim, o banco de ensaios foi adaptado com um motor de maior potência, o que possibilitou evidenciar e esclarecer mais sobre o efeito brake fade.
Resumo em outra língua: Brake systems are employed to reduce or maintain the speed of a vehicle, take it to stillness or keep it motionless. The basic principle of friction brake systems is the conversion of the kinetic energy of the vehicle into thermal energy. This study aimed to analyze the operating parameters of a disc brake system for motorcycles using a test bench based on the Krauss procedure described by ABNT NBR 6143/1995. It was decided to conduct a complete 2³ factorial experiment, in which the three control factors considered (type of brake disc, type of pad and the value of brake lever drive pressure) were deliberately altered in two levels each. The properties of the new materials were analyzed and after a certain time of use, called seated materials. To evaluate the performance of the brake system during the braking process, two response variables were analyzed simultaneously: friction coefficient and final temperature. From the experiments, the most satisfactory tribological performance occurred for the constituent materials of the friction pair, disc and pads, set, and a lower value of brake lever drive pressure. As for the temperature, the best result occurred for the materials of the new friction pair and a lower pressure value. In order to find the best combination of levels of each factor that optimizes the overall performance of these two response variables, a multiple response optimization technique was proposed. As a result, the settling levels of the friction pair and the lowest pressure value were obtained as the ones able to optimize the two response variables simultaneously. Finally, the test bench was adapted with a higher power engine, which made it possible to highlight and clarify more about brake fade or brake reduction effect.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12963
DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-707620170005.0247
ISSN: 1517-7076
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Matéria, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Matéria <http://www.scielo.br/pdf/rmat/v17n1/03.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2020.
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