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dc.contributor.authorPinto, Rafael Lucas Machado-
dc.contributor.authorHorta Gutiérrez, Juan Carlos-
dc.contributor.authorCampos Rubio, Juan Carlos-
dc.contributor.authorFaria, Paulo Eustáquio de-
dc.date.accessioned2020-11-20T16:56:58Z-
dc.date.available2020-11-20T16:56:58Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationPINTO, R. L. M. et al. Avaliação do desempenho tribológico e térmico de materiais de atrito durante o processo de frenagem. Revista Matéria, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-70762017000300404&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 10 mar. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1517-7076-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12960-
dc.description.abstractNeste artigo, buscou-se verificar os parâmetros de operação de um sistema de freio a disco para motocicletas utilizando-se uma bancada de ensaios baseada no procedimento Krauss, descrita pela norma ABNT NBR 6143/1995 [1]. Optou-se por conduzir um Experimento Fatorial 23, em que os três fatores de controle considerados (tipo de disco de freio, tipo de pastilha e o valor da pressão de acionamento da manete de freio) foram alterados deliberadamente em dois níveis cada. Buscou-se analisar as propriedades dos materiais envolvidos novos e após um determinado tempo de uso, denominado materiais assentados. Para avaliar o desempenho do sistema de freios durante o processo de frenagem, analisaram-se quatro variáveis de resposta simultaneamente: temperatura final, coeficiente de atrito, desaceleração e momento da força de frenagem. Foram utilizadas técnicas de Planejamento de Experimentos Fatoriais para analisar os dados coletados. Como resultado, o desempenho tribológico mais satisfatório aconteceu para os materiais constituintes do par de atrito, disco e pastilhas, assentados, e um maior valor de pressão de acionamento da manete de freio. Já para a temperatura, o melhor resultados ocorreu para os materiais do par de atrito novo e um menor valor de pressão. Por fim, foi proposta uma técnica de otimização com o intuito de encontrar a melhor combinação dos níveis de cada fator que otimize o desempenho global das múltiplas variáveis resposta.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectSistemas de freiopt_BR
dc.subjectBrake systemspt_BR
dc.titleAvaliação do desempenho tribológico e térmico de materiais de atrito durante o processo de frenagem.pt_BR
dc.title.alternativePerformance evaluation tribological and thermal friction materials during the braking process.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados no periódico Matéria, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Matéria <http://www.scielo.br/pdf/rmat/v17n1/03.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2020.pt_BR
dc.description.abstractenIn this paper, we sought to verify the operating parameters of a disc brake system for motorcycles using a bench testing based on Krauss procedure described by the ABNT NBR 6143/1995 [1]. It was decided to conduct an experiment Factorial 23, in which the three control factors considered (type of brake disc, type of chip and the value of the brake lever on working pressure) have changed on two levels each. It sought to analyze the properties of new materials involved, and after a certain time of use, called settlers materials. To evaluate the performance of the brake system during the braking process, we analyzed four response variables simultaneously: final temperature, coefficient of friction, deceleration time and braking force. Factorial Design of Experiments techniques were used to analyze the collected data. As a result, the most satisfactory tribological performance happened to the pair of materials constituting the friction disk and pads, setting, and an increased brake lever of the actuation pressure value. As for the temperature, best results occurred for the friction pair new materials with lower pressure. Finally, it proposed an optimization technique in order to find the best combination of the levels of each factor to optimize the overall performance of multivariable responsept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/s1517-707620170003.0188pt_BR
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