Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12953
Título: Feijão com arroz em panela Le Creuset : o universo Rita Lobo na gastronomia transmídia.
Título(s) alternativo(s): Beans and rice in Le Creuset cookware : Rita Lobo’s universe in the transmedia gastronomy.
Autor(es): Souza, Marcelo Freire Pereira de
Borges, Aline Monteiro Xavier Homssi
Pereira, Ana Paula Martins
Palavras-chave: Redes sociais
Narrativa transmídia
Métodos digitais
Data do documento: 2019
Referência: SOUZA, M. F. P. de; BORGES, A. M. X. H.; PEREIRA, A. P. M. Feijão com arroz em panela Le Creuset: o universo Rita Lobo na gastronomia transmídia. Intercom, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 151-177, set./dez. 2019. Disponível em: <http://portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/view/3180>. Acesso em: 27 set. 2020.
Resumo: A proposta deste artigo é analisar, com base nos conceitos de cultura da convergência e narrativa transmídia e por meio de autores como Jenkins (2009, 2011), Shirky (2011), Scolari (2013) e Martino (2010, 2014), como o universo Panelinha, criado pela chef de cozinha Rita Lobo, ocupa espaço na Internet. Para tanto, será observada a culinária como cultura, tendo como aportes teóricos Montanari (2013), Oliveira (2013) e Asheley et al (2004). A metodologia utilizada é a análise de conteúdo, a partir de Bardin (2011) e os métodos digitais (ROGERS, 2013). Como considerações da pesquisa, destaca-se a construção de uma rede de publicações em diferentes mídias sociais e a percepção de estratégias que variam do estímulo à interatividade ao marketing de conteúdo.
Resumo em outra língua: This article proposes to analyze, based on the concepts of convergence culture and transmedia narrative, and through authors such as Jenkins (2009, 2011), Shirky (2011), Scolari (2013) and Martino (2010, 2014), how Panelinha’s universe, created by the chef Rita Lobo, occupies space on the web. The culinary will be seen as a culture, through authors such as Montanari (2013), Oliveira (2013) and Asheley et al (2004). The methodology used is content analysis, based on Bardin (2011) and digital methods (ROGERS, 2013). As a result of this research, we emphasize the construction of network publications in different social media and the perception of strategies that range from stimulating interactivity to branded content.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12953
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201938
ISSN: 1980-3508
Licença: Este artigo é publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial (CC-BY-NC), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: o próprio artigo.
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FeijãoArrozPanela.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.