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dc.contributor.advisorGonçalves, Clézio Robertopt_BR
dc.contributor.authorRamos, Elaine da Fonseca-
dc.date.accessioned2020-10-21T19:07:22Z-
dc.date.available2020-10-21T19:07:22Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationRAMOS, Elaine da Fonseca. Produção textual no ensino médio: um estudo na escola pública. 269 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12861-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investiga a prática de escrita de alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Mariana (MG). A pesquisa tem por objetivo geral: analisar a escrita de textos do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio, de uma escola pública marianense, com base no uso das competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. E por objetivos específicos: (i) analisar as aulas de redação voltadas para o tipo dissertativo-argumentativo; (ii) verificar se as redações do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos atendem à proposta das Competências do ENEM; iii) compreender em que medida o ato da reescrita do texto contribui para melhorar a escrita. Os sujeitos desta pesquisa são alunos do 3º Ano do Ensino Médio, principalmente aqueles que irão realizar as Provas do ENEM e dois professores de Língua Portuguesa. Nosso objeto de estudo é a Redação Escolar do tipo dissertativo-argumentativo. A relevância da pesquisa justifica-se pelo fato de alunos concluintes do Ensino Médio, principalmente aqueles que forem realizar a Prova de Redação do ENEM, precisarem dominar as cinco competências que são critérios de avaliação nessa prova escrita. O estudo tem como base a Cartilha do Participante do ENEM (2019, p.16), que define o texto dissertativo-argumentativo como “aquele que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, a fim de influenciar a opinião do leitor, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias”. Para esta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico foi feito, primeiramente, um estudo bibliográfico sobre o tema e o objeto em questão, tendo como suporte as instruções dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e do Parâmetro Curricular Nacional do Ensino Médio. A investigação permitiu concluir que os alunos apresentam dificuldades com a escrita do texto dissertativo-argumentativo e não atendem satisfatoriamente às cinco competências.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectProsa escolarpt_BR
dc.subjectEscrita - estudantespt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio - Brasilpt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.titleProdução textual no ensino médio : um estudo na escola pública.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/10/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeGonçalves, Clézio Robertopt_BR
dc.contributor.refereeRodrigues, Daniela Lopespt_BR
dc.contributor.refereeMuniz, Kassandra da Silvapt_BR
dc.description.abstractenThis dissertation investigates the writing practice of high school students from a public school in the city of Mariana (MG). The general objective of the research is to analyze the writing of texts of the dissertation-argumentative type of the students of the 3rd Year of High School, from a Mariana’s public school, based on the use of the competencies required by the Exame Nacional do Ensino Médio (National High School Exam). And for specific purposes: (i) to analyze the writing classes focused on the dissertation-argumentative type; (ii) to verify if the students' dissertation-argumentative type of writing meet the proposal of ENEM's competencies; (iii) to understand to what extent the act of rewriting the text contributes to improve writing. The subjects of this work are students of the 3rd Year of High School, mainly those who will take the ENEM tests and two Portuguese language teachers. Our object of study is the School Essay of the dissertative-argumentative type. The relevance of the research is justified by the fact that high school graduates, especially those who will take the ENEM Writing Test, need to master the five skills that are evaluation criteria in this written test. The study is based on the ENEM Participant Booklet (2019, p.16), which defines the dissertation-argumentary text as "one that organizes itself in the defense of a point of view on a given subject. It is based on arguments, in order to influence the reader's opinion, trying to convince him/her that the defended idea is correct.. Therefore, it is necessary to expose and explain ideas”. For this qualitative research of ethnographic nature, a bibliographic study on the subject and the object in question was carried out first, supported by the instructions of the Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (National Curricular Parameters of Portuguese Language) and the Parâmetro Curricular Nacional do Ensino Médio (National Curricular Parameter of High School). The investigation made it possible to conclude that students have difficulties with the writing of the dissertation-argumentative text and do not satisfactorily meet the five competencies.pt_BR
Aparece nas coleções:PPL - Mestrado (Dissertações)

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