Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12825
Título : O rompimento da barragem da Samarco e a construção de significados : o caso de agentes públicos de órgãos de amparo e socorro aos atingidos pela lama.
Autor : Ribeiro, João Vitor de Castro
Boava, Diego Luiz Teixeira
Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo
Pereira, Jussara Jéssica
Palabras clave : Mariana
Fecha de publicación : 2019
Citación : RIBEIRO, J. V. de C. et al. O rompimento da barragem da Samarco e a construção de significados: o caso de agentes públicos de órgãos de amparo e socorro aos atingidos pela lama. FAROL - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, Belo Horizonte, v. 6, n. 15, p. 115-162, abr. 2019. Disponível em: <https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/4182>. Acesso em: 27 set. 2020.
Resumen : O presente trabalho pretende analisar o evento do rompimento da Barragem de rejeitos da mineradora Samarco em uma perspectiva distinta entre as mais comumente empregadas, evidenciando a visão dos agentes que prestaram atendimento aos atingidos pela lama. Desta forma, analisam-se depoimentos de agentes públicos responsáveis pelo socorro e amparo às vítimas que ficaram desabrigadas após a passagem da lama. Emprega-se como referencial teórico o Sensemaking que aborda o processo de construção de significados no cotidiano das organizações em face de estados de ruptura ocasionados por processos de mudança. Para tal, utiliza-se um delineamento qualitativo, exploratório e descritivo, em formato de estudo de caso, coletando-se os dados por meio de entrevistas semiestruturadas. Como resultado, tem-se que para os agentes públicos, o rompimento da Barragem foi o início de uma nova vida em Mariana, um recomeçar, tanto para as vítimas, quanto para eles mesmos e para a Samarco.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12825
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.25113/farol.v6i15.4182
ISSN : 2358-6311
metadata.dc.rights.license: Este artigo está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante (https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/). Fonte: o próprio artigo.
Aparece en las colecciones: DECAD- Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_RompimentoBarragemSamarco.pdf538,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.