Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12823
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Jussara Jéssica-
dc.contributor.authorMaranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque-
dc.contributor.authorRezende, Ana Flávia-
dc.date.accessioned2020-10-09T17:20:51Z-
dc.date.available2020-10-09T17:20:51Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, J. J.; MARANHÃO, C. M. S. A.; REZENDE, A. F. Diga-me que curso fazes e eu te direi quem és. Revista Administração em Diálogo - RAD, v. 21, n. 2, p. 164-190, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/rad/article/view/39653>. Acesso em: 27 set. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2178-0080-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12823-
dc.description.abstractEsta pesquisa de caráter qualitativo se propôs a conhecer os aspectos simbólicos presentes nos “personagens” metaforizados por alunos de graduação ao analisarem seu curso e os outros existentes na Ifes estudada. Como referencial teórico, têm-se as relações entre significado representacional e o discurso como uma prática social (Fairclough, 1992). Os alunos foram convidados a pensar em uma metáfora. Essas metáforas foram interpretadas a partir da abordagem teórica-metodológica da análise de discurso crítica. Como resultados, observou-se sete significados representacionais. A relevância teórica desta pesquisa reside em compreender que cada personagem metaforizado pode representar percepções e estereótipos de poder sobre os cursos e profissões dentro de uma organização.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectSignificado representacionalpt_BR
dc.subjectAnálise de discurso críticapt_BR
dc.titleDiga-me que curso fazes e eu te direi quem és.pt_BR
dc.title.alternativeTell me what course you do and I will tell you who you are.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Revista Administração em Diálogo - RAD permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/907>. Acesso em: 07 out. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenThis qualitative research aimed to know the symbolic aspects present in the "characters" metaphorized by undergraduate students when analyzing their course and the others in the studied IFES. As a theoretical reference are the Relations between Representational Meaning and Discourse as a Social Practice (Fairclough, 1992). The students were invited to think of a metaphor. These metaphors were interpreted from the theoretical-methodological approach of Critical Discourse Analysis. As results, we observed seven representational meanings. The theoretical relevance of this research lies in understanding that each metaphorical character can represent perceptions and stereotypes of power over the courses and professions within an organization.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.23925/2178-0080.2019v21i2.39653pt_BR
Aparece nas coleções:DECAD- Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DigaCursoFazes.pdf498,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.