Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12823
Title: | Diga-me que curso fazes e eu te direi quem és. |
Other Titles: | Tell me what course you do and I will tell you who you are. |
Authors: | Pereira, Jussara Jéssica Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Rezende, Ana Flávia |
Keywords: | Poder Significado representacional Análise de discurso crítica |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | PEREIRA, J. J.; MARANHÃO, C. M. S. A.; REZENDE, A. F. Diga-me que curso fazes e eu te direi quem és. Revista Administração em Diálogo - RAD, v. 21, n. 2, p. 164-190, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/rad/article/view/39653>. Acesso em: 27 set. 2020. |
Abstract: | Esta pesquisa de caráter qualitativo se propôs a conhecer os aspectos simbólicos presentes nos “personagens” metaforizados por alunos de graduação ao analisarem seu curso e os outros existentes na Ifes estudada. Como referencial teórico, têm-se as relações entre significado representacional e o discurso como uma prática social (Fairclough, 1992). Os alunos foram convidados a pensar em uma metáfora. Essas metáforas foram interpretadas a partir da abordagem teórica-metodológica da análise de discurso crítica. Como resultados, observou-se sete significados representacionais. A relevância teórica desta pesquisa reside em compreender que cada personagem metaforizado pode representar percepções e estereótipos de poder sobre os cursos e profissões dentro de uma organização. |
metadata.dc.description.abstracten: | This qualitative research aimed to know the symbolic aspects present in the "characters" metaphorized by undergraduate students when analyzing their course and the others in the studied IFES. As a theoretical reference are the Relations between Representational Meaning and Discourse as a Social Practice (Fairclough, 1992). The students were invited to think of a metaphor. These metaphors were interpreted from the theoretical-methodological approach of Critical Discourse Analysis. As results, we observed seven representational meanings. The theoretical relevance of this research lies in understanding that each metaphorical character can represent perceptions and stereotypes of power over the courses and professions within an organization. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12823 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.23925/2178-0080.2019v21i2.39653 |
ISSN: | 2178-0080 |
metadata.dc.rights.license: | O periódico Revista Administração em Diálogo - RAD permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/907>. Acesso em: 07 out. 2019. |
Appears in Collections: | DECAD- Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_DigaCursoFazes.pdf | 498,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.