Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12804
Título: Teatro para as infâncias : uma concepção plural e contemporânea.
Título(s) alternativo(s): Theater for childhoods : a plural and contemporary conception.
Autor(es): Freire, Brenda Campos de Oliveira
Orientador(es): Bortolini, Neide das Graças de Souza
Palavras-chave: Infância
Teatro e crianças
Teatro experimental
Teatro infantojuvenil
Data do documento: 2020
Membros da banca: Bortolini, Neide das Graças de Souza
Merisio, Paulo Ricardo
Maciel, Paulo Marcos Cardoso
Referência: FREIRE, Brenda Campos de Oliveira. Teatro para as infâncias: uma concepção plural e contemporânea. 144 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumo: A partir de estudos que situam a infância enquanto construção histórico-cultural, respaldando-se nos estudos de Philippe Ariès (1981), bem como de concepções teóricas advindas da psicanálise, da fenomenologia e de noções da esquizoanálise, faz-se a crítica do entendimento corrente acerca da criança e da infância em contextos culturais diversos. Estudos teatrais dos autores Matteo Bonfitto (2002), Dib Carneiro Neto (2003), Hans Ulrich Gumbrecht (2004), Marco Camarotti (2005), Suzanne Lebeau (2006), Manon van de Water (2011), Marina Machado (2014), Henrique Sitchin (2015), André Ferraz de Assis (2017), entre outros, permitem revisitar este gênero: o teatro infantil no contexto do teatro contemporâneo. Ao rever as concepções de “infância” – seja pelo viés do inconsciente, seja pela constatação da multiplicidade do ser criança no mundo – é possível pensá-la em sua pluralidade, questionando as narrativas didático-moralizantes e refletindo sobre os temas tabus postos no contexto do tradicional teatro infantil. Para esta reflexão, investiga-se o lugar da pesquisa no teatro voltado para o público infantil, pela análise dos processos de transcriação coletiva das obras literárias de Wander Piroli – O matador (2008) e O menino e o pinto do menino (1975) – que servem de leitmotiv para os espetáculos “Memórias de um quintal” (2015) e “Pru-ti-ti – Memórias de estimação” (2018) da Insensata Cia. de Teatro. Em contraposição ao chamado “teatro infantil”, delineia-se, como decorrência desta pesquisa, a noção de “teatro para as infâncias”, ao circunscrevê-lo no terreno da experiência estética, da criação artística e da fruição poética como direito das crianças, e também um direito dos adultos, que com elas compartem o mesmo tempo-espaço.
Resumo em outra língua: Through studies that situate childhood as a historic-cultural construction, supported by the studies of Philippe Ariès (1981), as well as the theoretical conceptions from psychoanalysis, phenomenology and from notions of schizoanalysis, criticism is made of the current understanding of the child and childhood in diverse cultural contexts. Theatrical studies of authors Matteo Bonfitto (2002), Dib Carneiro Neto (2003), Hans Ulrich Gumbrecht (2004), Marco Camarotti (2005), Suzanne Lebeau (2006), Manon van de Water (2011), Marina Machado (2014), Henrique Sitchin (2015), André Ferraz de Assis (2017), among others, allow us to revisit this genre: children’s theater in the context of the contemporary theater. In reviewing the conceptions of “childhood” – whether it is through the unconscious or the verification of the multiplicity of being a child in the world – it is possible to ponder it in its plurality, questioning didactic-moralizing narratives and reflecting on taboo themes inserted in the context of the traditional children’s theater. For this reflection, the sphere of theater research dedicated to the children’s audience is investigated through the analysis of the collective transcreation of literary works by Wander Piroli – O matador (2008) and O menino e o pinto do menino (1975) – that serve as leitmotif for the plays “Memórias de um quintal” (2015) e “Pru-ti-ti – Memórias de estimação” (2018) by Insensata Cia. de Teatro. Opposed to the known “children’s theater”, it is outlined, as a result of this research, the notion of “theater for childhoods”, by circumscribing it in the territory of aesthetic experience, artistic creation and of poetic fruition as a right of the children and also a right of the adults, with whom they share the same timespace.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12804
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/09/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_TeatroInfânciasConcepção.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons