Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12786
Título: lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência.
Autor(es): Sousa, Márcia Cristina da Silva
Orientador(es): Pereira, Elvina Maria Caetano
Palavras-chave: Performance - arte
Descolonização
Resistência na arte
Corpo como suporte da arte
Data do documento: 2020
Membros da banca: Pereira, Elvina Maria Caetano
Santos, Renata Aparecida Felinto dos
Santos, Clóvis Domingos dos
Referência: SOUSA, Márcia Cristina da Silva. lnsurgências corporais: performances pretas como práticas de [re]existência. 120 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumo: Objetivamos apresentar um estudo sobre a arte da performance, tendo como ponto de partida uma investigação da de(s)colonização da arte na contemporaneidade. Deste modo, analisamos trabalhos artísticos cujas poéticas pensam as questões políticas e sociais brasileiras e refletem as reverberações constituintes das estruturas históricas da América Latina e, consequentemente, do Brasil. Para tanto, nos detivemos no exame das performances: Sagração de Urubustisin de SaraElton Panamby, Mil litros de Preto de Lucimélia Romão e Quarto de cura e o Trauma é brasileiro de Castiel Vitorino Brasileiro, assumindo um giro epistemológico de(s)colonial ao exercer uma leitura a partir de teóricas da performance latino-americanas, tais como: Ileana Diéguez Caballero, Diana Taylor e Josefina Alcázar. Tendo como suporte conceitos como liminaridade e repertório, o presente trabalho pensa a cena contemporânea permeada por poéticas artísticas de pessoas racializadas, cujas produções são entendidas, então, como formas de resistência contra as estruturas hegemônicas de poder.
Resumo em outra língua: We aim to present a study on the art of performance, starting with an investigation of the (de)colonization of art in contemporary times. This way, we analyze artistic works whose poetics reflect Brazilian political and social issues and also the constituent reverberations of the historical structures in Latin America and, consequently, in Brazil. To this end, we examine the following performances: Sagração de Urubustisin by Sara Elton Panamby, One Thousand Mil Litros de Preto by Lucimélia Romão and Quarto de cura e o Trauma é brasileiro by Castiel Vitorino Brasileiro, assuming an epistemological turn of (de)colonization when exercising a reading to from Latin American performance theorists, such as: Ileana Diéguez Caballero, Diana Taylor and Josefina Alcázar. Based on concepts such as liminality and repertoire, the present work considers the contemporary scene permeated by artistic poetics of racialized people, whose productions are understood, then, as forms of resistance against the hegemonic structures of power.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12786
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/09/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_InsurgênciasCorporaisPerformance.pdf3,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons