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Título: O que pode o ensino da educação física escolar em um centro socioeducativo de atendimento ao adolescente em conflito com a lei?
Título(s) alternativo(s): What can the teaching of school physical education in a socioeducative center of adolescent care in conflict with the law?
Autor(es): Gomes, Débora Nascimento
Abreu, Emanoele Lima
Palavras-chave: Sistema socioeducativo
Data do documento: 2020
Referência: GOMES, N. D.; ABREU, E. L. O que pode o ensino da educação física escolar em um centro socioeducativo de atendimento ao adolescente em conflito com a lei? Interfaces da Educação, Paranaíba, v.11, n.31, p. 21-42, jul. 2020. Disponível em: <https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3558/3504>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Resumo: O Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) é uma das 13 unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES). A partir de uma atuação no espaço escolar dessa unidade, com a disciplina de Educação Física, foram traçados os seguintes objetivos: analisar o projeto político-pedagógico do IASES, relatar a prática pedagógica adotada com a Educação Física e apontar possíveis caminhos neste contexto. Para isso, utilizou-se metodologia qualitativa e a pedagogia de projetos de Hernández (1998) para organização dos conteúdos a serem trabalhados com os alunos. Para a materialização desse relato de experiência foi registrado e descrito o espaço educacional do CSE. Na oportunidade, cerca de 140 alunos participaram das aulas, distribuídos em turmas do 1º ao 9º ano e uma turma de Ensino Médio. Ao longo de todo o processo coletamos alguns registros que serviram como instrumentos de avaliação, bem como a observação dos próprios docentes. Os resultados observados indicam que o trabalho com a pedagogia de projetos e a interdisciplinaridade curricular, que possuem conhecimentos socialmente relevantes, enriqueceram as experiências discentes e, em especial, as docentes, possibilitando repensar e reconstruir suas práticas educacionais.
Resumo em outra língua: The Socio-Educational Center for Assistance to Adolescents in Conflict with the Law (CSE) is one of the 13 units of the Institute for Social and Educational Services of Espírito Santo (IASES). From the performance in the school space of this unit, with the discipline of Physical Education, the following objectives were outlined: to analyze the political-pedagogical project of IASES, to report the pedagogical practice adopted with Physical Education and to point out possible paths in this context. For that, it was used qualitative methodology and the pedagogy of projects of Hernández (1998) for organization of the contents to be worked with the students. For the materialization of this experience report, the educational space of the CSE was recorded and described. About 140 students participated in the classes, distributed in classes from the 1st to the 9th grade and a high school class. Throughout the process, we collected some records that served as assessment instruments, as well as the observation of the teachers themselves. The observed results indicate that the work with project pedagogy and curricular interdisciplinarity, which have socially relevant knowledge, enriched the experiences of students and teachers, making it possible to rethink and reconstruct their educational practices.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12750
ISSN: 2177-7691
Licença: O periódico Revista Interfaces da Educação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/578>. Acesso em: 16 set. 2020.Compatibilidade com o leitor de tela ativada.
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