Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12745
Título: | A formação continuada de professores da educação básica : concepções e desafios na perspectiva dos docentes. |
Título(s) alternativo(s): | Continuing formation of basic education teachers : conceptions and challenges from the perspective of teachers. |
Autor(es): | Araújo, Regina Magna Bonifácio de Silva, Marcelo Donizete da Silva, Marilene do Carmo |
Palavras-chave: | Formação docente Prática profissional |
Data do documento: | 2019 |
Referência: | ARAÚJO, R. M. B. do; SILVA, M. D. da; SILVA, M. do C. A formação continuada de professores da educação básica: concepções e desafios na perspectiva dos docentes. Revista @mbienteeducação, v. 12, n. 3, p. 17-38, dez. 2019. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/758>. Acesso em: 03 jul. 2020. |
Resumo: | O presente estudo investiga a concepção e os desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica na Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais, em sua formação continuada, com foco na compreensão e nas implicações que a mesma pode trazer para a prática desses profissionais. Considerada como essencial nas discussões sobre o desenvolvimento profissional docente, a formação continuada dos educadores é um direito e um dever previsto pela Lei nº 9393, de 1996. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa realizamos, além de análise bibliográfica e documental, a aplicação de um questionário aos professores que atuam na rede pública do ensino básico, nos municípios de Mariana e Ouro Preto. Os resultados apontaram uma frágil concepção de formação continuada por parte dos educadores envolvidos na investigação e a ausência de ações institucionais que garantam um trabalho mais coerente, crítico e coletivo. Evidenciamos a necessidade de aprofundamento das políticas que versam sobre a formação como condição sine qua non para a transformação da escola, da realidade docente e, acima de tudo, da educação como questão emancipadora das desigualdades sociais. |
Resumo em outra língua: | The present study investigates the conception and challenges faced by teachers of Basic Education in the Region of the Inconfidentes, in Minas Gerais, in their continuing education, focusing on the understanding and the implications that it can bring to the practice of these professionals. Considered as essential in the discussions about professional teacher development, the continuing education of educators is a right and a duty foreseen by the Law nº9393 of 1996. In this research of qualitative approach we carried out, besides bibliographical and documentary analysis, the application of a questionnaire to teachers which operate in the public primary school system, in the municipalities of Mariana and Ouro Preto. The results indicated a fragile conception of continuing education by the educators involved in the research and the lack of institutional actions that guarantee a more Coherent, critical and collective work. We emphasize the need to deepen policies that deal with education as a sine qua non condition for the transformation of the school, the teaching reality and, above all, education as an emancipatory issue of social inequalities. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12745 |
DOI: | https://doi.org/10.26843/ae19828632v12n32019p17a38 |
ISSN: | 1982-8632 |
Licença: | O periódico Revista @mbienteeducação permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1597>. Acesso em: 17 set. 2020. |
Aparece nas coleções: | DEEDU - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_FormaçãoContinuadaEducação.pdf | 360,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.