Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12729
Título: (DE)composições e fugas : duas experiências de dança contemporânea entre dessemelhanças.
Autor(es): Quimbay, Laura Carolina Mendoza
Orientador(es): Silva, Cíntia Vieira da
Palavras-chave: Arte - filosofia
Modelos - arte
Dança - filosofia
Composição - arte
Devir - filosofia
Data do documento: 2020
Membros da banca: Silva, Cíntia Vieira da
Oneto, Paulo Henrique Domenech
Peretta, Éden Silva
Referência: QUIMBAY, Laura Carolina Mendoza. (DE)composições e fugas: duas experiências de dança contemporânea entre dessemelhanças. 102 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumo: Esta dissertação chama à atenção sobre alguns paradoxos produto das relações entre a institucionalidade que envolve a dança e as intensidades-corpos que dançam. Ela aborda alguns perigos em torno da criação de modelos no interior de algumas danças estudadas e mais visíveis em ocidente, mesmo nas práticas mais vanguardistas, e visa compreender as formas em que os discursos do maior (do modelo) se atualizam na dança desde antes de uma profissionalização, e atravessam os corpos porosos e dessemelhantes em movimento. Para isso, este trabalho se apoia na crítica à teoria das Ideais de Platão, realizada por Deleuze. Mas também, a partir de dois processos de dança contemporânea: ConCuerpos e Pulsar Cia, problematiza o jogo existente entre a modelação e a reversão dos modelos no interior das instituições de dança. Considera-se, neste trabalho, que esse jogo, de maneira imperceptível, gera rupturas institucionais e permite o surgimento de processos de minoração dos quais está interessada a pesquisa. Processos de minoração, entendidos como devires minoritários, ligados a algumas descidas ou desgraças resinificadas, a alguns “entres” que transbordam o entendimento dicotómico da deficiência e a normalidade na dança, criando figuras estéticas que afetam de diversas maneiras as singularidades que dançam a partir de diversos ritmos, extensões e acoplamentos.
Resumo em outra língua: Esta disertación llama la atención sobre algunas paradojas producto de las relaciones entre la institucionalidad que abarca la danza y las intensidades-cuerpos que danzan a pesar de dicha institucionalidad. En ella se hace una lectura cerca de algunos peligros relacionados con la creación de modelos alrededor de algunas danzas estudiadas y visibilizadas en occidente, aun siendo éstas las más vanguardistas de su tiempo y su época, teniendo como objetivo comprender las formas en que los discursos de los mayoritario (del modelo) se actualizan en la danza, mucho antes de ésta ser profesionalizada, atravesando los cuerpos en su porosidad y sus desemejanzas en movimiento. Para dar cuenta de este objetivo, este trabajo se apoya en la crítica a la teoría de las Ideas de Platón, realizada por Deleuze. Pero también, a partir de dos procesos de danza contemporánea: ConCuerpos y A Pulsar Cia., problematiza el juego existente entre modelación y reversión al interior de las instituciones de danza. En este trabajo se considera éste juego, de manera imperceptible, genera rupturas institucionales y permite el surgimiento de procesos de minoración, entendidos devenires minoritarios, ligados a algunas caídas o desgracias resignificadas, a algunos “entres” que desbordan aquello entendido como discapacidad o normalidad en la danza, creando fisuras estéticas que afectan de diversas maneras las singularidades que danzan a partir de diversos ritmos, extensiones y acoplamientos.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12729
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/08/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_(De)composiçõesFugasDuas.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons