Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12714
Título: A primeira teoria matemática da propagação elétrica : uma leitura estendida do artigo “Sobre a teoria do telégrafo elétrico”, de William Thomson.
Autor(es): Tonidandel, Danny Augusto Vieira
Boaventura, Wallace do Couto
Araújo, Antonio Emilio Angueth de
Palavras-chave: História da física
História da engenharia elétrica
Data do documento: 2018
Referência: TONIDANDEL, D. A. V.; BOAVENTURA, W. do C.; ARAÚJO, A. E. A. de. A primeira teoria matemática da propagação elétrica: uma leitura estendida do artigo “Sobre a teoria do telégrafo elétrico”, de William Thomson. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 267-287, jul./dez. 2018. Disponível em: <https://www.sbhc.org.br/revistahistoria/view?ID_REVISTA_HISTORIA=61>. Acesso em: 10 mar. 2020.
Resumo: Este trabalho tem como focos principais um evento singular ocorrido em meados do século XIX – o lançamento do primeiro cabo para comunicações (elétricas) intercontinentais, o grande “cabo transatlântico” – e um artigo igualmente singular, em que a primeira teoria matematicamente consistente que visava “explicar” como a eletricidade poderia ser transmitida por um condutor foi elaborada por William Thomson (futuro Lorde Kelvin), intitulado “On the theory of the electric telegraph” [Sobre a teoria do telégrafo elétrico], de 1854. Nele foi apresentada uma analogia na qual considerava-se a eletricidade como um fluido que se difundia através do cabo, a exemplo do que havia feito Fourier, anos antes, no problema da condução de calor. Como forma de investigar mais a fundo as relações e analogias entre a formação dos conceitos de eletricidade e calor, apresenta-se uma tradução detalhadamente comentada do referido artigo, que os autores acreditam ter sido um dos motores da grande revolução tecnológica que seria vista no século seguinte.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12714
Link para o artigo: https://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=2855
ISSN: 2176-3275
Aparece nas coleções:DECAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PrimeiraTeoriaMatemática.pdf
  Restricted Access
573,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.