Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12661
Title: O leitor ideal(izado) do livro para a Infância : criação e recepção estética.
Authors: Araújo, Hanna Talita Gonçalves Pereira de
Gama, Mônica Fernanda Rodrigues
Keywords: Processo de criação
Issue Date: 2019
Citation: ARAÚJO, H. T. G. P.; GAMA, M. F. R. O leitor ideal(izado) do livro para a Infância: criação e recepção estética. Manuscrítica, São Paulo, v. 37, p. 80-90, maio 2019. Disponível em: <http://www.revistas.fflch.usp.br/manuscritica/article/view/3256>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Abstract: Este artigo focaliza o Livro Ilustrado e o Livro-imagem, classificações que incluem concepções de literatura e de gêneros textuais, além de, em comum, apresentarem nas imagens um papel fundamental na construção dos sentidos. A receptividade do livro ilustrado pelas crianças é algo muito apreciado pelos artistas que encontram leitores dispostos a ler o livro independentemente de critérios externos. Buscamos evidenciar, por meio de entrevistas, as concepções do artista em relação ao seu leitor ideal(izado). As falas refletem que os artistas não se restringem ao rótulo de obra “para criança” ou ainda com o cunho de “infantil”, no sentido equivocado que o termo pode significar, ou seja, obra simples e fácil, apta a um leitor despreparado ou inapto à experiência estética.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12661
ISSN: 1415-4498
metadata.dc.rights.license: O periódico Manuscrítica permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2519>. Acesso em: 10 mar. 2020.
Appears in Collections:DELET - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_LeitorIdealizadoLivro.pdf317,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.