Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12606
Título: A equação logística aplicada à população brasileira.
Autor(es): Figueiredo, Joyce Kelly
Martins, Eder Marinho
Ferreira, Wenderson Marques
Palavras-chave: Equação diferencial ordinária
Modelagem matemática
Ajuste linear
Data do documento: 2019
Referência: FIGUEIREDO, J. K.; MARTINS, E. M.; FERREIRA, W. M. A equação logística aplicada à população brasileira. Revista de Matemática da UFOP, v. 6, n. 1, p. 62-82, jan. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/rmat/article/view/1888>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é estudar, através das equações diferenciais ordinárias, o crescimento da população brasileira, aplicando a equação logística de Verhulst nos dados obtidos pelo IBGE entre os anos de 1872 e 2010. Para tal, realizamos ajustes dos dados via regressão linear da taxa de variação da população P dividida pela própria população. Ao observar a aproximação obtida por esse método, percebe-se um erro grande entre o modelo e os dados reais, o que nos levou a buscar outro modo de modelar o comportamento da população. Encontramos, então, uma solução através do estudo do ponto de inflexão da função solução da Equação Logística. Realizamos comparações entre os valores teóricos e reais. Além disso, obtivemos, via modelo teórico, uma estimativa para a capacidade de saturação da população brasileira. Feito isso, aplicamos a mesma teoria com os dados da população do estado de Minas Gerais, também obtidos pelo IBGE entre os anos de 1872 e 2010.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12606
ISSN: 2237-8103
Licença: Os trabalhos publicados pelo periódico RMAT - Revista de Matemática da UFOP estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: RMAT - Revista de Matemática da UFOP <http://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/rmat/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 17 ago. 2020.
Aparece nas coleções:DEMAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EquaçãoLogísticaAplicada.pdf662,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.