Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12546
Title: Contribuições do GeoGebra 3D para a aprendizagem de integrais múltiplas no cálculo de várias variáveis.
Other Titles: GeoGebra 3D contribuitions for the learning of multiple integrals in the calculus of various variables.
Authors: Reis, Frederico da Silva
Cometti, Márcio Antônio
Santos, Edson Crisóstomo dos
Keywords: Educação matemática no ensino superior
Issue Date: 2019
Citation: REIS, F. S.; COMETTI, M. A.; SANTOS, E. C. Contribuições do GeoGebra 3D para a aprendizagem de integrais múltiplas no cálculo de várias variáveis. REnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, p. 15-29, 2019. Disponível em: <http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2328>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Abstract: Este artigo apresenta uma pesquisa que investigou contribuições da utilização do software GeoGebra 3D para a aprendizagem de Integrais Múltiplas no Cálculo de Várias Variáveis. O artigo fundamenta-se, teoricamente, em pesquisas sobre o Ensino de Cálculo de Várias Variáveis, no contexto da Educação Matemática no Ensino Superior, apoiado no uso das tecnologias disponíveis e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada com alunos da disciplina Cálculo III de uma universidade da região metropolitana de Belo Horizonte – MG. Como metodologia da pesquisa, elaboramos, implementamos e avaliamos sequências didáticas centradas na utilização do software GeoGebra 3D, relacionadas à construção de representações de superfícies e de sólidos para o ensino de Integrais Múltiplas. Os resultados apontaram que a visualização proporcionada pelo GeoGebra 3D se mostrou um componente indispensável na construção dos principais conceitos e propriedades de Integrais Múltiplas; apresentaram a possibilidade de aliar o seu uso à construção de representações semióticas em diferentes registros, principalmente representações gráficas usadas; destacaram o intenso uso das operações de tratamento, tanto no âmbito algébrico quanto gráfico e, finalmente, explicitaram que as sequências didáticas propiciaram a oportunidade de explorar a operação de conversão entre representações em diferentes registros.
metadata.dc.description.abstracten: This article presents a research that investigated contributions of the use of GeoGebra 3D software for the learning of Multiple Integrals in the Calculus of Various Variables. The articleis based, theoretically, on research on the Teaching of Calculus of Various Variables, in the context of Mathematics Education in Higher Education, supported by the use of available Technologies and in the Theory of Registers of Semiotic Representation. The qualitative research was carried out with students of the discipline Calculus III of a university of the metropolitan region of Belo Horizonte – MG. As a research methodology, we developed, implemented and evaluated didactic sequences focused on the use of GeoGebra 3D software, related to the construction of representations of surfaces and solids for the teaching of Multiple Integrals. The results showed that the visualization provided by GeoGebra 3D was an indispensable component in the construction of the main concepts and properties of Multiple Integrals; presented the possibility of allying their use to the construction of semiotic representations in different registers, mainly graphic records used; emphasized the intense use of the treatment operations, both in the algebraic and graphic realms, and finally, they explained that the didactic sequences provided the opportunity to explore the conversion operation between representations in different records.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12546
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i2.2328
ISSN: 2179-426X
metadata.dc.rights.license: O periódico Revista de Ensino de Ciências e Matemática permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/873>. Acesso em: 06 ago. 2020.
Appears in Collections:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_Geogebra3DContributions.pdf461,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.