Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12543
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPaula, Ludmila Geralda de-
dc.contributor.authorFerreira, Ana Cristina-
dc.contributor.authorTorisu, Edmilson Minoru-
dc.date.accessioned2020-08-06T16:42:21Z-
dc.date.available2020-08-06T16:42:21Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPAULA, L. G.; FERREIRA, A. C.; TORISU, E. M. Promovendo a matemacia no sexto ano do ensino fundamental: o projeto água. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 658-680, 2020. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/40859>. Acesso em: 03 jul. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1983-3156-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12543-
dc.description.abstractO presente artigo analisa contribuições de tarefas matemáticas para o desenvolvimento da matemacia em uma classe do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. A investigação, de abordagem qualitativa, inspirou-se nas ideias de Paulo Freire e em alguns conceitos associados à Educação Matemática Crítica. Os dados foram produzidos a partir de observações e gravações em áudio e vídeo de aulas de Matemática, diário de campo da pesquisadora e registros produzidos pelos alunos. A análise evidenciou tanto a aprendizagem de conceitos relacionados ao Tratamento da Informação e o desenvolvimento da matemacia por parte da maioria dos participantes do estudo, quanto uma maior autonomia e engajamento dos alunos nas tarefas propostas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEducação matemática críticapt_BR
dc.subjectTratamento da informaçãopt_BR
dc.titlePromovendo a matemacia no sexto ano do ensino fundamental : o projeto água.pt_BR
dc.title.alternativePromoting matemacy in the sixth year of fundamental education : the water project.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Educação Matemática Pesquisa permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2701>. Acesso em: 06 ago. 2020.pt_BR
dc.description.abstractenThe present article analyzes contributions of mathematical tasks to the development of mathematics in a sixty year of a elementary school of a public school in Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil. The research, with a qualitative approach, was inspired by the ideas of Paulo Freire and some concepts associated to Critical Mathematical Education. The data were produced from observations and audio and video recordings of mathematics classes, the researcher's field diary and records produced by the students. The analysis evidenced both the learning of concepts related to Information Processing and the development of mathematics by the majority of the participants, as well as a greater autonomy and engagement of the students in the proposed tasks.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p658-680pt_BR
Appears in Collections:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PromotingMatemacySixth.pdf670,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.