Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12541
Título: Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica no contexto do ensino superior : o que dizem os gestores.
Título(s) alternativo(s): Inclusión, interculturalidad e innovación pedagógica en el contexto de la enseñanza superior : lo que dicen los gestores.
Autor(es): Franco, Marco Antônio Melo
Silva, Marcilene Magalhães da
Torisu, Edmilson Minoru
Data do documento: 2019
Referência: FRANCO, M. A. M.; SILVA, M. M. da; TORISU, E. M.Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica no contexto do ensino superior: o que dizem os gestores. Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 698-715, out. 2019. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13020>. Acesso em: 18 jun. 2020.
Resumo: O debate acadêmico sobre os temas da Inclusão, da Interculturalidade e da Inovação Pedagógica tem ganhado notoriedade no cenário internacional. No intuito de investigar como os gestores de universidades têm compreendido estes conceitos e, de alguma forma, os colocado em execução em suas instituições é que aqui apresentamos uma pesquisa cuja a abordagem é qualitativa em formato de um estudo de caso sobre a Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP, no estado de Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário com questões abertas sobre os três conceitos e a sua articulação com a prática. A partir de um recorte na pesquisa, os resultados evidenciam que os gestores possuem um maior conhecimento sobre o tema da Inclusão, o que não se estende aos outros dois conceitos. Identificam algumas ações da universidade também mais centradas no campo da inclusão, particularmente, da pessoa com deficiência.
Resumo em outra língua: Los estudios sobre los temas de la Inclusión, de la Interculturalidad y de la Innovación Pedagógica ha ganado notoriedad en el escenario internacional. En este artículo proponemos investigar cómo los gestores de universidades han comprendido conceptualmente estos temas y como perciben la materialización de esos conceptos en sus instituciones. De esta forma, presentamos una investigación cuyo enfoque es cualitativo en formato de un estudio de caso sobre la Universidad Federal de Ouro Preto-UFOP, en el Estado de Minas Gerais, Brasil. Los datos fueron recolectados a partir de la aplicación de un cuestionario con preguntas abiertas sobre los tres conceptos y su articulación con la práctica. Los resultados demuestran que los gestores poseen un mayor conocimiento sobre el tema de la Inclusión, lo que no se percibe en relación a los otros dos conceptos. Acerca de las acciones de inclusión, interculturalidad e innovación pedagógica, realizadas en la universidad, los gestores las perciben como acciones de inclusión de las personas con discapacidad.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12541
DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13020
ISSN: 1519-9029
Licença: Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/). Fonte: o próprio artigo.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_InclusionInterculturalitypedagogical.pdf245,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.