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Título: Refletindo sobre os contributos da calculadora a partir de uma experiência de formação com professores que ensinam matemática.
Título(s) alternativo(s): Reflecting about calculator contributions from a training experience with professors who teach mathematics.
Autor(es): Longo, Conceição Aparecida Cruz
Tinti, Douglas da Silva
Palavras-chave: Anos iniciais
Data do documento: 2019
Referência: LONGO, C. A. C.; TINTI, D. S. Refletindo sobre os contributos da calculadora a partir de uma experiência de formação com professores que ensinam matemática. Revista Dynamis, Blumenau, v. 25, n. 1, p. 196-217, 2019. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7704>. Acesso em: 18 jun. 2020.
Resumo: O presente relato tem como objetivo principal refletir sobre o uso da calculadora nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto utilizou-se uma abordagem de cunho qualitativo do tipo pesquisa participante, com a interação entre pesquisadores e membros da situação a investigar. O percurso de estudo foi desenvolvido em duas etapas: a aplicação de um questionário, com o intuito de conhecer a opinião dos professores de matemática do 4º e do 5º ano do ensino fundamental; e atividades diversas envolvendo a calculadora. A partir dessa experiência foi possível evidenciar que a utilização da calculadora em sala de aula favorece a elaboração de conjecturas, investigações, validações e o estabelecimento de caminhos lógicos na resolução de problemas, ações que contribuem para desenvolver o pensamento matemático dos aprendizes. Além disso, é importante ressaltar que, embora a calculadora seja um recurso acessível e conhecido por muitos professores, sua utilização nas práticas escolares tem sido pouco explorada. Concluiu-se que pode ser proposto em sala de aula o uso da calculadora, pois é um importante recurso que, aliado às intervenções do professor, pode ajudar no processo de aprendizagem da matemática.
Resumo em outra língua: This article is focused mainly on reflexing about the use of calculators during Mathematics classes on the first years of elementary school. To get it, it was used a qualitative approach of the participant search type, with interaction among researchers and members of the investigated situation. The course of study was performed on two steps: applying a questionnaire, focused on knowing the Mathematics teachers opinions' from 4th and 5th grade of elementary school; and several activities by using of a calculator. From this experience on, it was possible to evince that the use of a calculator in the classroom fosters the conjectures elaboration, investigations, validations and the establishment of logic ways on problems resolution, actions that contributes to develop the Mathematics thoughts of the learners. Furthermore, it is important to emphasize that, although the calculator is an accessible resource and known by many teachers, its usage on school practices hasn't been too explored. It has been concluded that the use of a calculator can be proposed in the classroom, because it is an important resource that, associated with the teachers remarks, may help during the Mathematics learning process.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12537
DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p196-217
ISSN: 1982-4866
Licença: O periódico Dynamis permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/262>. Acesso em: 01 ago. 2020.
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