Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12484
Título: Reflexos das mídias sociais na cultura organizacional da Polícia Militar.
Título(s) alternativo(s): Reflections of social media on the organizational culture of the Military Police.
Autor(es): Lima, Mirian Assumpção e
Palavras-chave: Práticas discursivas
Repertórios interpretativos
Data do documento: 2019
Referência: LIMA, M. A. e. Reflexos das mídias sociais na cultura organizacional da Polícia Militar. RECADM: Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, Curitiba, v. 18, n. 3, p. 394-417, set./dez. 2019. Disponível em: <http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/2667>. Acesso em: 18 jun. 2020.
Resumo: O isolamento em relação ao mundo civil é um dos traços da cultura em organizações de caráter militar. Tal isolamento influencia ou se liga a outros traços como desconfiança, sentido de missão e formalismo. Assim, torna-se difícil pensarmos no emprego de tecnologias de informação e comunicação que permitam uma maior interação com a comunidade pelos integrantes dessas organizações. Neste estudo, investigamos o processo de adoção das mídias sociais pela Polícia Militar de Minas Gerais, com o objetivo de compreender a influência do uso dessas ferramentas na cultura organizacional. Realizamos um estudo de caso qualitativo instrumental por meio de uma abordagem construcionista, de modo a analisar as práticas discursivas. Os resultados apontaram para dois repertórios interpretativos: “WhatsApp é a mídia do policial” e “Facebook é a mídia da polícia”. Esses repertórios caracterizam-se por uma menor disposição à exposição pública por parte do policial e uma maior exposição institucional em busca de uma boa imagem pública.
Resumo em outra língua: Isolation from the civil world is an important cultural trait of organizations of military nature. This isolation influences or relates to other traits, such as: distrust, sense of mission, and formality. Thus, it becomes difficult to think about the use of information and communication technologies that allow members of these organizations to intensify their interaction with the community. In this study, we investigated the implementation process of social media by the Polícia Militar of Minas Gerais in order to understand the influence of these tools in its organizational culture. An instrumental qualitative case study was conducted through a constructionist approach in order to analyze discursive practices. The results pointed to two interpretive repertoires: “WhatsApp is the police officer’s media” and “Facebook is the police’s media”. These repertories are characterized by a lesser disposition for public exposure by the police and a greater institutional exposure in search of a positive public image.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12484
DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2019017
ISSN: 1677-7387
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: o próprio artigo.
Aparece nas coleções:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ReflexosMídiasSociais.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.