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dc.contributor.authorFerreira, Luciana Santos-
dc.contributor.authorCastro, Maria Luiza Almeida Cunha de-
dc.contributor.authorBrusadin, Leandro Benedini-
dc.date.accessioned2020-07-18T16:53:55Z-
dc.date.available2020-07-18T16:53:55Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFERREIRA, L. S.; CASTRO, M. L. A. C.; BRUSADIN, L. B. As transformações identitárias em Itabira (MG) - da cultura do minério ao interesse turístico: a adaptação da memória de Drummond na fazenda do pontal. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 1, 2019. Disponível em: <https://www.eumed.net/rev/cccss/2019/12/index.htm>. Acesso em: 18 jun. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1988-7833-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12473-
dc.description.abstractEste artigo objetiva avaliar evolução da identidade em Itabira (MG), considerando a presença da mineradora Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) no local, a previsão de esgotamento das minas e as possibilidades que a influência do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) traz para a construção de uma identidade desvinculada da mineração. Neste sentido, o foco do estudo será a construção da Fazenda do Pontal, centro de cultura feito a partir da Fazenda do Pontal ou dos Doze Vinténs, patrimônio da família do poeta. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental a partir dos conceitos de identidade (Candau, 2011; Canclini, 1999, 2000 e Castells, 1999) e também de memória (Halbwachs, 1990; Le Goff, 2003), um dos elementos passíveis de influenciar a formação identitária. Conclui-se que os gestores de Itabira se utilizam da Fazenda do Pontal para construir uma nova perspectiva identitária com usufruto do turismo cultural contemporâneo diante da finitude da atividade minerária.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMineraçãopt_BR
dc.subjectTurismo culturalpt_BR
dc.titleAs transformações identitárias em Itabira (MG) - da cultura do minério ao interesse turístico : a adaptação da memória de Drummond na fazenda do pontal.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 3.0 Unported. Fonte: Contribuciones a las Ciencias Sociales <https://www.eumed.net/rev/cccss/presentacion.html>. Acesso em 19 jun 2020.pt_BR
dc.description.abstractenEste artículo tiene como objetivo evaluar la evolución de la identidad en Itabira (MG), considerando la presencia de la empresa de minería Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) en el local, la previsión de agotamiento de las minas y las posibilidades que la influencia del poeta Carlos Drummond de Andrade (1902- 1987) trae para la construcción de una identidad desvinculada de la minería. En este sentido, el foco del estudio será la construcción de la Hacienda del Pontal, centro de cultura hecho a partir de la Hacienda del Pontal o de los Doce Vinténs, patrimonio de la familia del poeta. La metodología se basa en la investigación bibliográfica y documental a partir de los conceptos de identidad (Candau, 2011, Canclini, 1999, 2000 y Castells, 1999) y también de memoria (Halbwachs, 1990; Le Goff, 2003), uno de los elementos pasibles de influenciar la formación identitaria. Se concluye que los gestores de Itabira se utilizan de la Hacienda del Pontal para construir una nueva perspectiva identitaria con usufructo del turismo cultural contemporáneo ante la finitud de la actividad minera.pt_BR
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