Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12442
Title: Formação de professores na modalidade a distância : uma análise da atuação da equipe polidocente no programa escola de gestores.
Other Titles: Teacher training in distance education : an analysis of the role performed by the politeaching team in the programa escola de gestores.
Authors: Oliveira, Breynner Ricardo de
Coelho, Jianne Ines Fialho
Campos, Magna das Graças
Flausino, Camila Carolina
Keywords: Polidocência
Educação a distância
Issue Date: 2019
Citation: OLIVEIRA, B. R. et al. Formação de professores na modalidade a distância: uma análise da atuação da equipe polidocente no programa escola de gestores. Debates em Educação, v. 11, n. 24, p. 228-244, maio/ago. 2019. Disponível em: <http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7022>. Acesso em: 18 junho 2020.
Abstract: Este artigo explicita e analisa as estratégias desenvolvidas pela equipe polidocente do Programa Nacional Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto voltada para a formação dos gestores educacionais de Minas Gerais. A equipe polidocente na universidade participou ativamente do processo formativo e construiu um conjunto de estratégias voltadas para a promoção da interação, do letramento e da formação no ambiente virtual. Ao compreender as especificidades dos cursistas, suas demandas e realidades, é possível afirmar que, a partir do desenho pedagógico adotado, as ações empreendidas pela equipe mobilizaram os saberes dos cursistasgestores e, valorizadas as experiências desses sujeitos, contribuíram para que as intervenções realizadas nas escolas fossem significativas.
metadata.dc.description.abstracten: This article explores and analyzes the strategies developed by the politeaching team of the Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEG) at the Federal University of Ouro Preto. The politeaching team at the university actively participated in the training process and built a set of strategies aimed at promoting interaction, literacy and training in the virtual platform. By understanding the specificities of the students, their demands and realities, it is possible to affirm that, based on the pedagogical design adopted, the actions undertaken by the team mobilized the knowledge of the trainee-managers and, valuing their experience, contributed to the significative interventions performed in the schools attended.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12442
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p228-244
ISSN: 2175-6600
metadata.dc.rights.license: O periódico Debates em Educação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2512>. Acesso em: 09 jul. 2020.
Appears in Collections:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_FormaçãoProfessoresModalidade.pdf248,77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.