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Título : A implementação de políticas educacionais no nível micro : uma análise a partir dos profissionais da escola no contexto da prática.
Otros títulos : Implementing educational policies at micro level : an analysis from the school professionals in the practice context.
Autor : Oliveira, Breynner Ricardo de
Palabras clave : Implementação na escola
Agentes implementadores
Escola e políticas públicas
Fecha de publicación : 2019
Citación : OLIVEIRA, B. R. A implementação de políticas educacionais no nível micro: uma análise a partir dos profissionais da escola no contexto da prática. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Politica Educativa, v. 4, abr. 2019. Disponível em: <https://www.revistas2.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12972>. Acesso em: 18 junho 2020.
Resumen : Este artigo analisa os profissionais da escola como agentes implementadores de políticas públicas a partir de uma perspectiva política, tomando como referência as pesquisas de Ball (1987, 2002, 2005), Ball et al. (2012); Michael Lipsky (1980); Maurice Tardif (2002); Lessard e Carpentier (2016), Oliveira (2014) e Gussi e Oliveira (2016). Apesar de partirem de aportes teóricos e metodológicos distintos, tais referenciais têm uma visão crítica da concepção weberiana de burocracia e do papel desempenhado pelos burocratas no processo de implementação de políticas públicas. Pretende-se utilizar essa literatura para se pensar as políticas educacionais e os sujeitos que atuam, cotidianamente, nesse processo em âmbito local, nas instituições educacionais. Assumindo que a implementação é um processo político e que os atores vinculados a esse processo têm agendas e interesses distintos, a discussão para o campo das políticas educacionais parte da premissa de que as instituições educacionais são complexas, nas quais as interações e ações dos agentes de base ajudam a desvendar as dinâmicas que ali são construídas. Como as políticas públicas não são anunciadas da mesma forma, distintos serão os sentidos atribuídos ao longo de sua trajetória até o nível local, razão pela qual os conceitos de interpretação e de tradução são importantes.
metadata.dc.description.abstracten: This article analyzes the school professionals as public policies implementer agents from a political perspective, taking as reference the researches of Ball (1987, 2002, 2005), Ball et al. (2012); Michael Lipsky (1980); Maurice Tardif (2002); Lessard and Carpentier (2016), Oliveira (2014) and Gussi and Oliveira (2016). Despite of starting from different theoretical and methodological contributions, such references have a critical view of the Weberian conception about bureaucracy and the role played by bureaucrats in the public policies implementing process. It´s intended to use such literature to think the educational policies and the actors that daily act in this process at a local level. Assuming that implementation is a political process and the actors involved in this process have different agendas and interests, the discussion for the educational policies field assumes that educational institutions are complex, in which the base agents interactions and actions help unravel the dynamics that are built there. As the public policies are not announced in the same way, different meanings will be attributed along their trajectory to the local level, reason why the interpretation and translation concepts are important.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12431
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.010
ISSN : 2409-3696
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados no periódico Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa <https://www.revistas2.uepg.br/index.php/retepe/about>. Acesso em: 19 jun 2020.
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