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Título: Smart campus e analytics na gestão de instituições de ensino superior para redução da evasão e promoção da permanência.
Título(s) alternativo(s): Smart campus and analytics in the higher education institutions management to reduce dropout and promote permanence.
Autor(es): Schenatz, Biancca Nardelli
Cunha, Maria Alexandra Viegas Cortez da
Kugler, Jose Luiz Carlos
Data do documento: 2019
Referência: SCHENATZ, B. N.; CUNHA, M. A. V. C.; KUGLER, J. C. J. Smart campus e analytics na gestão de instituições de ensino superior para redução da evasão e promoção da permanência. Revista Inteligência Competitiva, v. 9, n. 2, p. 82-101, abr./jun. 2019. Disponível em: <https://www.inteligenciacompetitivarev.com.br/ojs/index.php/rev/article/view/323>. Acesso em: 18 junho 2020.
Resumo: A exemplo de uma cidade inteligente, um campus universitário possui dimensões que podem levar um estudante a querer permanecer ou não na instituição de ensino, dependendo das experiências que vivencia durante a sua graduação. Além do aspecto Educação, principal motivo de existência de um campus, existem aspectos relacionados diretamente com os alunos, como o aspecto Social, de Saúde e de Segurança, e aspectos que tornam os campi mais sustentáveis, como Edificações, Energia, Mobilidade e Recursos Naturais. O aspecto Gestão é fundamental para a promoção da permanência, além da Tecnologia, que integra todos os demais aspectos. A utilização de tecnologias emergentes como Analytics pelas instituições de ensino superior proporciona aos seus gestores condições favoráveis para o processo de tomada de decisão, a promoção da permanência e experiências institucionais integradoras à comunidade acadêmica. Este trabalho tem como objetivo explicar como o desenvolvimento das dimensões de um Smart Campus e o uso de Analytics podem contribuir para a redução da evasão e promoção da permanência dos estudantes no Ensino Superior. É fundamentado na Teoria da Integração do Estudante desenvolvido por Vincent Tinto, cujo modelo discute as configurações ideais de uma instituição de ensino superior para evitar a evasão. A presente pesquisa avança nesta questão, estendendo o modelo de Tinto para um contexto de Smart Campus, em que a análise de dados (Analytics) configura-se como uma poderosa ferramenta de apoio aos gestores para compreender o perfil de seus alunos, suas necessidades e na promoção da permanência.
Resumo em outra língua: Like a smart city, a university campus has dimensions that can lead a student to want to stay in the educational institution, depending on the experiences they experience during their graduation. In addition to the Education aspect, the main reason for the existence of a campus, there are aspects directly related to students, such as the Social, Health and Safety aspects, and aspects that make campuses more sustainable, such as Buildings, Energy, Mobility and Natural Resources. The Management aspect is fundamental for the promotion of permanence, besides Technology, which integrates all other aspects. The use of emerging technologies such as Analytics by higher education institutions provides its managers with favorable conditions for the decision-making process, the promotion of permanence and institutional experiences that integrate the academic community. This work aims to explain how the development of a Smart Campus dimensions and the use of Analytics can contribute to the reduction of dropout and the promotion of student permanence in Higher Education. It’s based on the Student Integration Theory developed by Vincent Tinto, whose model discusses the ideal settings of a higher education institution to avoid dropout. The present research advances in this issue, extending the Tinto’s model to a Smart Campus context, in which the data analysis (Analytics) is configured as a powerful tool to support the managers to understand the profile of their students, their needs and the promotion of permanence.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12429
DOI: https://doi.org/10.24883/ric.v9i2.323
ISSN: 2236-210X
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Revista Inteligência Competitiva estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Inteligência Competitiva <https://www.inteligenciacompetitivarev.com.br/ojs/index.php/rev/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 19 jun 2020.
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