Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12428
Title: Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo.
Other Titles: Digital narratives in the integration process of TDIC to curriculum.
Authors: Schenatz, Biancca Nardelli
Keywords: Formação de professores
Educação a distância - EAD
Issue Date: 2019
Citation: SCHENATZ, B. N. Narrativas digitais no processo de integração das TDIC ao currículo. Educação Online, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, maio/ago. 2019. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc rio.br/index.php/eduonline/article/view/522>. Acesso em: 18 junho 2020.
Abstract: O objetivo deste artigo é analisar as atividades desenvolvidas em uma disciplina ofertada no curso de graduação em pedagogia, cujas atividades consistem em discutir a inserção das TDIC em espaços escolares e não escolares. A disciplina se caracteriza pela utilização de diversos recursos no AVA Moodle, particularmente pela utilização de Wikis, para elaboração de narrativas digitais que versam sobre a construção de um projeto de uso das TDIC, junto aos alunos do 1º segmento da educação básica. Como resultados, apresentam-se alguns indicadores de que é possível utilizar narrativas digitais para potencializar a reflexão acerca da integração das TDIC ao currículo, em cursos que formam professores (licenciatura), ressignificando as experiências desenvolvidas pelos alunos com as TDIC.
metadata.dc.description.abstracten: This article’s purpose an analyses of the activities developed in a course offered in the graduation course in Pedagogy. These activities consist in discussing the insertion of the ICT in teaching and non-teaching spaces. The course includes the use of several resources in AVA Moodle, particularly Wikis, for developing digital narratives that deal with the construction of an ICT using project for the 1st cycle of basic education. As a result, it presents some indicators that you can use digital narratives to enhance the reflection on the ICT integration to the curriculum in teachers training courses (degree), giving new meaning to the experiences developed by students with the ICT.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12428
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.36556/eol.v14i31.522
ISSN: 1809-3760
metadata.dc.rights.license: O conteúdo do periódico Educação Online é aberto, de acesso público e gratuito e, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos. Fonte: Educação Online <http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 19 jun 2020.
Appears in Collections:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_NarrativasDigitaisProcesso.pdf317,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.