Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12332
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorTinti, Douglas da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBohrer, Alice-
dc.date.accessioned2020-06-12T15:22:38Z-
dc.date.available2020-06-12T15:22:38Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBOHRER, Alice. Uma proposta de estudo de função quadrática na educação de jovens e adultos: integrando dispositivo móvel, WhatsApp e GeoGebra. 2020. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12332-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa assume a perspectiva qualitativa e foi realizada com 13 alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública situada em Ouro Preto, Minas Gerais. Objetivou-se investigar quais as contribuições e desafios a integração do Smartphone com o WhatsApp e o GeoGebra, no contexto educativo, para o estudo de Função Quadrática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa maneira, os recursos utilizados como ferramentas mediadoras para o ensino e aprendizagem de Funções Quadráticas foram o Smartphone, o GeoGebra e o WhatsApp. Inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica, em que se evidenciou a produção de apenas três pesquisas voltadas para o público da EJA, entre os anos de 2013 a 2019. Para a construção dos dados foram propostos aos participantes desta pesquisa um Questionário Inicial, um Questionário Final e dois Blocos de Atividades, em que foi aprofundado o estudo de Funções Quadráticas. O primeiro Bloco era composto pela Atividade 1 (realizada em sala de aula) e pela Atividade 2, denominada Mobile 1, que foi realizada fora do ambiente escolar. O segundo Bloco era composto pela Atividade 3, que foi realizada em sala de aula, e pela Atividade 4, denominada Mobile 2, que foi realizada fora do ambiente escolar. Também foram considerados como instrumentos as observações registradas no diário de campo da pesquisadora, as respostas dadas aos Questionários, os registros documentais feitos pelos participantes sobre as Atividades por eles realizadas, as gravações em áudio dos encontros ocorridos durante a pesquisa, a transcrição dos dados e a triangulação, que subsidiou uma Análise Descritiva dos Questionários e dos dois Blocos de Atividades. Dessa Análise, emergiram três categorias, denominadas: “O uso das tecnologias nas aulas de Matemática”, “Aprendizagem dos alunos” e “Contexto escolar”. Com base em todos os procedimentos realizados, considerando a questão de investigação e o objetivo desta pesquisa, infere-se que a integração entre o Smartphone, o GeoGebra e o WhatsApp, trouxe contribuições e desafios no que se refere ao estudo de Funções Quadráticas. Tais contribuições e desafios se relacionam diretamente com o uso das tecnologias nas aulas de Matemática, com a aprendizagem dos alunos e com o contexto escolar. Com relação aos desafios, os alunos demonstraram mais dificuldades e resistências em realizar o primeiro Bloco de Atividades. De acordo com os resultados mostrados após a análise e interpretação dos dados desta pesquisa, tais dificuldades e resistências ocorreram pelo fato de os participantes não terem o costume de utilizar o GeoGebra e o Smartphone a favor da Educação Matemática. Como esse uso passou a ser constante, no decorrer dos encontros, esses problemas foram diminuindo até não haver mais dificuldades ou resistências. Como contribuição, pode-se destacar que, ao integrarem o Smartphone com o GeoGebra para solucionar as situações abordadas nas Atividades, o interesse dos alunos foi despertado, por se tratar de uma forma inovadora de ensino, e eles tiveram a oportunidade de participar, de forma ativa, como principais responsáveis pela construção do seu aprendizado. Desse modo, espera-se que os resultados deste trabalho possam contribuir com o desenvolvimento de novas pesquisas e práticas que se voltem para os processos de ensino e de aprendizagem de Funções Quadráticas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectFunções Quadráticaspt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectGeoGebra - softwarept_BR
dc.subjectWhatsApp - aplicativo de mensagenspt_BR
dc.titleUma proposta de estudo de função quadrática na educação de jovens e adultos : integrando dispositivo móvel, WhatsApp e GeoGebra.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/06/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeTinti, Douglas da Silvapt_BR
dc.contributor.refereeManrique, Ana Lúciapt_BR
dc.contributor.refereeRosa, Miltonpt_BR
dc.description.abstractenThe present research has a qualitative perspective and was conducted with 13 students of 2nd year high school in the modality of Youth and Adult Education of a public school located in Ouro Preto, Minas Gerais. It aimed to investigate what are the contributions and challenges regarding the integration of Smartphone, WhatsApp and GeoGebra in educational context in order to study Quadratic Functions in Youth and Adult Education. Thus, the resources used as mediating tools for teaching and learning Quadratic Functions were the Smartphone, the GeoGebra and the WhatsApp. At first, we did a bibliographic review and we found only three researches for Youth and Adult Education students between 2013 and 2019. In order to build the data, we proposed to the participants of this research an Initial Questionnaire, a Final Questionnaire and two Sets of Activities in which Quadratic Functions were deeply studied. The first Set consisted of Activity 1, developed in the classroom, and Activity 2, named Mobile 1, developed out of school. The second Set consisted of Activity 3, developed in the classroom, and Activity 4, named Mobile 2, developed out of school. Other instruments were considered, such as the observations registered in the researcher’s field diary, the answers to the Questionnaires, the document registrations made by the participants about the Activities they developed, the audio recordings of the meetings held during the research, the data transcriptions and the triangulation that subsidized a Descriptive Analysis of the Questionnaires and the two Sets of Activities. From that analysis, three categories aroused, named “The use of technologies in Mathematics classes”, “Students’ Learning” and “School Context”. Based on all developed procedures and considering the investigation question and the goal of the present research, we can infer that the integration between Smartphone, GeoGebra and WhatsApp brought contributions and challenges regarding the study of Quadratic Functions. Such contributions and challenges are directly related to the use of technologies in Mathematics classes, to students’ learning and to school context. Regarding the challenges, the students showed more difficulties and resistance to do the first Set of Activities. According to the results shown by analysis and interpretation of this research data, such difficulties and resistance were due to the fact that the participants were not used to working on GeoGebra and the Smartphone in Mathematics Education. As it became more frequent along the meetings, those problems became less and less hard until there were no more difficulties or resistance. As a contribution, we can point out that when the students integrated the Smartphone and GeoGebra to solve the situations proposed by the Activities, their interest was raised since it was an innovative way of teaching, and they had the opportunity to actively participate and be responsible for their learning construction. Therefore, we expect that the results of the present work may contribute to the development of new researches and practices regarding the processes of teaching and learning Quadratic Functions.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PropostaEstudoFunção.pdf4,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_PropostaEstudoFunção.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons