Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12298
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorTorisu, Edmilson Minorupt_BR
dc.contributor.authorMendes, Rodrigo Silva-
dc.date.accessioned2020-06-03T18:39:29Z-
dc.date.available2020-06-03T18:39:29Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMENDES, Rodrigo Silva. Epistemologia da prática profissional de uma professora de matemática bem-sucedida. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12298-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo desvelar os saberes que uma professora de Matemática do Ensino Fundamental (que atribuímos o nome fictício de Maria) efetivamente mobiliza em suas práticas de sala de aula e que a tornam uma professora bem-sucedida. Para a construção dos dados, foram realizadas entrevistas com a professora, observações de suas aulas, além da aplicação de um questionário aos seus alunos. Tal acompanhamento foi feito em três turmas de Ensino Fundamental 2, sendo duas turmas de sexto ano e uma turma de oitavo ano, ambas em uma escola pública de ensino da rede estadual do interior de Minas Gerais. Os dados coletados nas entrevistas e as observações das aulas, que foram descritas encontro a encontro, nos permitiram, baseados nas ideias de Gauthier, apresentar a gestão da matéria e gestão da classe dessa professora. Essas gestões foram o fio condutor para que, ao final, pudéssemos compor uma epistemologia da prática profissional da professora. Vale ressaltar que, embora tenhamos trazido à tona as ideias de vários autores sobre saberes docentes, ao tentarmos desvelar os saberes da prática da professora, não nos preocupamos em inseri-los na tipologia apresentada por esses autores. Os resultados evidenciaram que os saberes de Maria são vários: saberes adquiridos na interação com os pares, saberes oriundos do conhecimento dos alunos, saberes do afeto na relação professor aluno, saberes oriundos de sua prática e saberes da formação inicial, continuada e de conexão com o mundo globalizado. Em decorrência desses resultados criou-se um ambiente propício à reflexão das ações exercidas pela professora, que são importantes para o ensino da Matemática, além de possibilitar uma reflexão do pesquisador em relação às suas próprias práticas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEpistemologia da prática profissionalpt_BR
dc.subjectGestão da classept_BR
dc.subjectGestão da matériapt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.titleEpistemologia da prática profissional de uma professora de matemática bem-sucedida.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/05/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeTorisu, Edmilson Minorupt_BR
dc.contributor.refereeBosco, Cláudia Starlingpt_BR
dc.contributor.refereeNunes, Célia Maria Fernandespt_BR
dc.description.abstractenThis study aimed to reveal the knowledge that an elementary school mathematics teacher (which we assign the fictitious name to Maria) effectively mobilizes in her classroom practices and that makes her a successful teacher. For the construction of the data, interviews were carried out with the teacher, observations of her classes, in addition to application of a questionnaire to her students. Such monitoring was done in three classes of Elementary School 2, two 6th grade classes and one 8th grade class, both in a public school of the State Network of the interior of Minas Gerais. The data collected in the interviews and the classes' observations, which were described from meeting to meeting, allowed us, based on Gauthier's ideas, to present this teacher's management of the subject and the class. These actions were the guiding thread so that, in the end, we could compose an epistemology of the teacher's professional practice. It is worth mentioning that, although we have brought up the ideas of several authors about teaching knowledge, when trying to unveil the knowledge of the teacher's practice, we are not concerned with inserting them in the typology presented by these authors. The results showed that Maria knowledges are several: acquired knowledges in the interaction with peers, knowledges derived from the knowledge of students, knowledges of affection in the teacher-student relationship, knowledges derived from her practice and knowledges from initial, continuing education and connection with the globalized world. As a result of these results, a favorable environment was created for the reflection of the actions performed by the teacher, which are important for the teaching of Mathematics, in addition to enabling the researcher to reflect on their own practices.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EpistomologiaPráticaProfissional.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_SaberesDocentesEmergem.pdf730,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons