Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12293
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Luiz Estevam de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Letícia Roberto dos-
dc.date.accessioned2020-06-03T15:56:19Z-
dc.date.available2020-06-03T15:56:19Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTOS, Letícia Roberto dos. Jeroglíficos de nuestras postrimerias e las postrimerias de Carabuco: a circulação da ideia de Novissimos entre a Espanha e o vice-reinado do Peru no século XVII. 2020. 151 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12293-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractOs Novissimos são uma doutrina da igreja católica que se dispõe a pensar nos Fins Últimos dos Homens, Postrimerías na língua Espanhola. Esta doutrina tornou-se um tema de grande apelo nas artes do Baixo Medievo Europeu, servindo como modelo de doutrinação católica. No entanto, este motivo iconográfico teve um papel doutrinador crucial no projeto de Modernidade Espanhola, sendo utilizado com frequência na decoração de igrejas no vice-reinado do Peru nos séculos XVII e XVIII, mesmo sendo considerado um tema Medieval. O presente trabalho pretende demonstrar de que forma este tema foi utilizado como parte do projeto de Modernidade Espanhol a partir da análise de duas séries de pinturas do século XVII, uma série em Sevilha, na Espanha, e outra em Carabuco, no Vice-reino do Peru, atual Bolívia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectNovíssimospt_BR
dc.subjectCivilização modernapt_BR
dc.subjectIgreja católica - doutrinaspt_BR
dc.subjectPictografia - Carabuco - Boliviapt_BR
dc.subjectPictografia - Sevilha - Espanhapt_BR
dc.titleJeroglíficos de nuestras postrimerias e las postrimerias de Carabuco : a circulação da ideia de Novissimos entre a Espanha e o vice-reinado do Peru no século XVII.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/05/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeFernandes, Luiz Estevam de Oliveirapt_BR
dc.contributor.refereeQuírico, Tamarapt_BR
dc.contributor.refereeTatsch, Flávia Gallipt_BR
dc.description.abstractenThe Novissimos are a Catholic Church’s doctrine that is concerned to think about the Last Things, Postrimerías in the Spanish language. This doctrine became a topic of great appeal in the arts of Late Medieval Europ, serving as a model of Catholic indoctrination. However, this iconographic motif played a crucial indoctrinating role in the Spanish Modernity project, being used frequently in the decoration of churches in the viceroyalty of Peru in the 17th and 18th centuries, even though it was considered a Medieval theme. The present work intends to demonstrate how this theme was used as part of the Spanish Modernity project from the analysis of two series of paintings from the 17th century, one in Seville, Spain, and the other in Carabuco, in the Viceroyalty of Peru, now Bolivia.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_JeroglíficosPostrimeríasCarabuco.pdf9,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons