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dc.contributor.advisorNunes, Célia Maria Fernandespt_BR
dc.contributor.authorSales, Fernanda Karine Moura Silva-
dc.date.accessioned2020-06-03T15:15:25Z-
dc.date.available2020-06-03T15:15:25Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSALES, Fernanda Karine Moura Silva. A relação entre a formação e a prática docente: o que dizem os coordenadores de área do PIBID/UFOP. 2020. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12291-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação indutora de política pública de estímulo e valorização da docência, sobretudo, da formação inicial. Esse programa envolve: bolsistas de iniciação à docência (licenciandos), supervisores (professores da educação Básica), coordenadores de área (professores do ensino superior), coordenador Institucional (professor da IES que coordena o projeto institucional) e coordenação de área de gestão de processos educacionais (professor da IES que auxilia na gestão do projeto institucional, devido a sua proporcionalidade). Os coordenadores de área são professores do ensino superior que fazem a gestão de um projeto, chamado subprojeto, de acordo com a sua respectiva área de formação na instituição de Ensino Superior inscrita no PIBID. Dessa maneira, estudos recentes apontam que os Professores do Ensino Superior (Coordenadores de área) têm despertado o interesse por parte dos pesquisadores do programa, a partir de seus desdobramentos. Pretendemos, então, discutir a contribuição do PIBID para os coordenadores de área. Essa pesquisa tem como objetivo principal identificar e analisar as contribuições do PIBID para a formação e a prática docente dos coordenadores de área da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Buscamos, assim, contribuir para responder à seguinte questão: Em que medida o PIBID/UFOP contribuiu para a formação e a prática docente dos coordenadores de área? Para atender a essa finalidade, utilizamos a abordagem qualitativa e para a construção dos dados, optamos pelos instrumentos de coleta: questionário e entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa treze professores coordenadores de área do PIBID/UFOP. Após levantamento e análise dos dados, foi possível constatar que o PIBID/UFOP contribuiu para a formação e a prática docente dos participantes à medida que: oportunizou vivenciar o contato com a escola pública; colaborou com a construção do repertório de conhecimento e escrita sobre suas ações; permitiu o desenvolvimento de materiais didáticos; proporcionou que o grupo de coordenadores de área trabalhasse em conjunto; assim como possibilitou colocar a licenciatura em destaque dentro da universidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectCoordenadores educacionais - educação superior - Ouro Preto - MGpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Brasilpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Ouro Pretopt_BR
dc.titleA relação entre a formação e a prática docente : o que dizem os coordenadores de área do PIBID/UFOP.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/05/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeNunes, Célia Maria Fernandespt_BR
dc.contributor.refereeSouza, Gilmar Pereira dept_BR
dc.contributor.refereeAndrade, Ana Paulapt_BR
dc.description.abstractenThe Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) is an action that induces public policy to stimulate and enhance teaching, above all, of initial training. This program involves: scholarships students in teaching initiation (undergraduate students), supervisors (basic education teachers), area coordinators (higher education teachers), Institutional coordinator (higher education institution professor who coordinates the institutional project) and management area coordination of educational processes (higher education institution professor who assists in the management of the institutional project, due to its proportionality). The area coordinators are higher education teachers who manage a project, called a subproject, according to their respective area of training at the Higher Education institution registered at PIBID. Thus, recent studies indicate that Higher Education Teachers (Area Coordinators) have aroused the interest of researchers in the program, based on their developments. We intend, therefore, to discuss the contribution of PIBID to area coordinators. The main objective of this research is to identify and analyze the contributions of PIBID to the training and teaching practice of area coordinators at the Federal University of Ouro Preto (UFOP). We therefore seek to contribute to answering the following question: To what extent has PIBID / UFOP contributed to the training and teaching practice of area coordinators? To serve that purpose, we used the qualitative approach and for the construction of the data, we opted for the collection instruments: questionnaire and semi-structured interview. Thirteen coordinating professors from PIBID / UFOP participated in the research. After collecting and analyzing the data, it was possible to verify that PIBID / UFOP contributed to the training and teaching practice of the participants as: it made it possible to experience contact with the public school; it collaborated with the construction of the repertoire of knowledge and writing about their actions, allowed the development of teaching materials, provided the group of area coordinators to work together, as well as making it possible to highlight the degree within the university.pt_BR
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