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Título: Variação na escrita do /r/ final : uma análise em textos escritos e dados orais de alunos do ensino fundamental I.
Autor(es): Martins, Karine Gonçalves
Orientador(es): Mendes, Soélis Teixeira do Prado
Guimarães, Daniela Mara Lima Oliveira
Palavras-chave: Escrita - aquisição
Sociolinguística
Estudantes do ensino fundamental - escrita
Data do documento: 2019
Membros da banca: Mendes, Soélis Teixeira do Prado
Guimarães, Daniela Mara Lima Oliveira
Antunes, Leandra Batista
Referência: MARTINS, Karine Gonçalves. Variação na escrita do /r/ final: uma análise em textos escritos e dados orais de alunos do ensino fundamental I. 2019, 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar, com vistas a compreender parte do processo de aquisição da escrita, o seguinte fenômeno de variação: realização x não realização do /R/ em coda silábica final, em verbos no infinitivo, na escrita de alunos do Ensino Fundamental I. Esta pesquisa respalda-se teoricamente na perspectiva psicogenética de compreensão da evolução da linguagem escrita; nas teorias que abordam a relação entre oralidade, fonologia e escrita e na Sociolinguística, mais especificamente na Sociolinguística Educacional. Para a constituição dos corpora foram coletados textos escritos e gravados áudios de dez alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola da rede pública estadual de um distrito da cidade de Mariana- MG. Assim, verificamos as relações entre a fala e a escrita estabelecidas por esses alunos, a fim de compreendermos o fenômeno de variação supracitado, bem como suas hipóteses sobre a escrita. Com base específica no caso de variação investigado, os resultados, quando de uma análise quantitativa, apontam para um baixo índice de apagamento do /R/ na escrita, o que, a princípio, caracteriza pouca influência da fala na escrita dos alunos. No entanto, esses mesmos resultados, quando analisados qualitativamente e, a partir do levantamento de outros tipos de erros presentes nos textos dos alunos cuja motivação encontra-se também na relação entre essas duas modalidades da língua, constatamos que há ainda grande influência da oralidade na escrita das crianças sujeitos desta pesquisa.
Resumo em outra língua: In an attempt to partly understand the acquisition of the written language process, this thesis aims to investigate the following variation phenomenon: realization versus non-realization of the /R/ in final syllabic coda position of infinitive verbs in elementary students‟ written texts. This study is theoretically grounded by the psychogenetic perspective of comprehension and evolution of the written language; by the theories that approach the relation between orality, phonology, and writing; and by Sociolinguistics, more specifically, by Educational Sociolinguistics. The corpora were formed from the collection of written texts and recorded audios of ten third-year elementary school students, in a public state school, in a village of Mariana, Minas Gerais. Thus, we verified the relation between spoken and written language established by those students to understand the variation phenomenon aforementioned, as well as its hypotheses on written language. Based specifically on the variation case investigated, the results point out quantitatively a low index of /R/ deletion in the written language, which, at firt, characterizes little speech influence on the students‟ written texts. However, when analyzed qualitatively and stemming from the verification of other types of mistakes in the students‟ texts, whose motivation is also found in the relation between these two language modalities, we verified that there still is influence of orality in the written language of the students who participated in this study.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12255
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Aparece nas coleções:PPL - Mestrado (Dissertações)

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