Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12247
Título: Desenvolvimento de nanoemulsão fotoprotetora de Passiflora edulis.
Autor(es): Almeida, Juliana Cristina dos Santos
Ribeiro, Thascilaine de Souza
Silva, Luan Silvestro Bianchini
Perasoli, Fernanda Barçante
Figueiredo, Bruna Inez Carvalho de
Carvalho, Karen Vitor
Dôres, Rosana Gonçalves Rodrigues das
Souza, Gustavo Henrique Bianco de
Santos, Orlando David Henrique dos
Palavras-chave: Potencialização
Estabilidade
Formulação
Data do documento: 2019
Referência: ALMEIDA, J. C. S. et al. Desenvolvimento de nanoemulsão fotoprotetora de Passiflora edulis. Brazilian Journal of Health and Pharmacy, v. 1, suplemento 1, p. 49-49, out. 2019. Disponível em <https://www.crfmg.org.br/imagens/BJHP_vol1_Out2019.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2020.
Resumo: O surgimento de inúmeras doenças, como o câncer de pele e o fotoenvelhecimento estão relacionados com a radiação solar em excesso, constituindo um considerável problema de saúde pública. O desenvolvimento fotoprotetores têm sido estimulado com o intuito de proteger a pele dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta (UV). O objetivo do presente trabalho foi avaliar o potencial fotoprotetor (FPS) do extrato etanólico bruto (EB) de Passiflora edulis; a associação com a nanoemulsão e a atividade fotoprotetora; além de caracterizar as nanoemulsões quanto ao diâmetro médio, índice de polidispersão (IP) e potencial zeta. Foram desenvolvidas três nanoemulsões tópicas para incorporação do extrato a 0,5%. As nanoemulsões foram avaliadas visualmente quanto à aparência macroscópica 24 horas após o preparo, observando a presença ou não de sinais de instabilidade, como precipitação e separação de fases. Na formulação A, B e C, o extrato bruto foi solubilizado em Croduret, PEG e DMSO, respectivamente. O FPS foi determinado pelo método espectrofotométrico. Visualmente, a formulação A incorporou 100% do EB adicionado e apresentou-se estável após 24 horas. Entretanto, as formulações B e C não incorporaram todo o EB adicionado, ocasionando em separação das nanoemulsões em duas fases. O FPS foi determinado para o extrato etanólico bruto e para a formulação A. Para o extrato etanólico, o valor de FPS encontrado foi igual 11 e para a formulação A antes e após a incorporação do EB, FPS 4 e FPS 20, respectivamente. O diâmetro médio da formulação A sem e com extrato foi de 70,24 ± 0,12 nm e 72,10 ± 0,39 nm, respectivamente, indicando que não houve mudança significativa do diâmetro médio da nanoemulsão após a incorporação do EB. O IP da formulação A antes e após a adição de EB foi inferior a 0,3, caracterizando as mesmas como monodispersas. Os resultados apresentados mostraram que a associação do EB à formulação A resultou no aumento da sua atividade fotoprotetora.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12247
ISSN: 2596-321X
Licença: Os autores de manuscritos aceitos para publicação no Brazilian Journal of Health and Pharmacy têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Fonte: Brazilian Journal of Health and Pharmacy <http://revistacientifica.crfmg.emnuvens.com.br/crfmg/politicas>. Acesso em: 20 fev. 2020.
Aparece nas coleções:DEFAR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DesenvolvimentoNanoemulsãoFotoprotetora.pdf436,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.