Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12165
Título: Mobility of metals in river sediments from a watershed in the Iron Quadrangle, Brazil.
Autor(es): Marques, Lilian de Souza
Reis, Deyse Almeida dos
Nascimento, Laura Pereira do
Oilveira, Edilson Gonçalves de
Santiago, Aníbal da Fonseca
Roeser, Hubert Mathias Peter
Palavras-chave: Santa Bárbara River
Iron mining
Sequential extraction
Trace elements
Rio Santa Bárbara
Data do documento: 2019
Referência: MARQUES, L. de S. et al. Mobility of metals in river sediments from a watershed in the Iron Quadrangle, Brazil. Geochimica Brasiliensis, v. 33, n. 3, p. 273-285, set. 2019. Disponível em: <https://geobrasiliensis.emnuvens.com.br/geobrasiliensis/article/view/625>. Acesso em: 10 mar. 2020.
Resumo: A dinâmica do comportamento de metais em ambientes de água doce tem sido um dos principais focos de monitoramento ambiental nos últimos anos. O presente estudo investigou a distribuição de metais pesados nos sedimentos fluviais da bacia do rio Santa Bárbara (Minas Gerais, Brasil). A área de estudo sofreu com problemas relacionados à mineração e várias atividades de alto impacto, como agricultura, silvicultura e reflorestamento para produção de carvão vegetal. Os sedimentos superficiais foram coletados em quatro pontos nos rios Conceição, Caraça e Santa Bárbara. Esses sedimentos foram analisados quanto a frações trocáveis, redutíveis, oxidáveis e residuais, através do procedimento de extração sequencial proposto pelo European Community Bureau of Reference (BCR). Os resultados indicam que o Cd e Pb estão mais presentes na fração redutível, enquanto Fe, Ni, Cr e Zn foram predominantemente encontrados na fração residual, Mn e Cu são os elementos que proporcionalmente apresentam mais frações intercambiáveis e maior mobilidade. Fatores como pH e potencial redox influenciam diversos processos que alteram a mobilidade de metais, como adsorção e complexação. Os valores desses parâmetros mostraram que os pontos amostrados possuem características redutoras e ácidas. A análise granulométrica mostra que os pontos amostrados são compostos por areia média, silte e argila. Os valores desses parâmetros mostraram que os pontos amostrados possuem características redutoras e ácidas. A análise granulométrica mostra que os pontos amostrados são compostos por areia média, silte e argila. Os valores desses parâmetros mostraram que os pontos amostrados possuem características redutoras e ácidas. A análise granulométrica mostra que os pontos amostrados são compostos por areia média, silte e argila.
Resumo em outra língua: A dinâmica do comportamento de metais em ambientes de água doce tem sido um dos principais focos de monitoramento ambiental nos últimos anos. O presente estudo investigou a distribuição de metais pesados nos sedimentos fluviais da bacia do rio Santa Bárbara (Minas Gerais, Brasil). A área de estudo sofreu com problemas relacionados à mineração e várias atividades de alto impacto, como agricultura, silvicultura e reflorestamento para produção de carvão vegetal. Os sedimentos superficiais foram coletados em quatro pontos nos rios Conceição, Caraça e Santa Bárbara. Esses sedimentos foram analisados quanto a frações trocáveis, redutíveis, oxidáveis e residuais, através do procedimento de extração sequencial proposto pelo European Community Bureau of Reference (BCR). Os resultados indicam que o Cd e Pb estão presentes principalmente na fração redutível, enquanto Fe, Ni, Cr e Zn foram predominantemente encontrados na fração residual, Mn e Cu são os elementos que proporcionalmente apresentam frações mais trocáveis e maior mobilidade. Fatores como pH e potencial redox influenciam diversos processos que alteram a mobilidade de metais, como adsorção e complexação. Os valores desses parâmetros mostraram que os pontos amostrados possuem características redutoras e ácidas. A identificação das etapas geoquímicas dos metais nos sedimentos permitiu a compreensão da contaminação no meio e a identificação de possíveis fontes. Isso possibilita a avaliação da qualidade dos sedimentos na microbacia estudada e serve de referência para o monitoramento do efeito antrópico ao meio ambiente.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12165
Link para o artigo: https://geobrasiliensis.emnuvens.com.br/geobrasiliensis/article/view/625
DOI: https://doi.org/10.21715/GB2358-2812.2019333273
ISSN: 0102-9800
Aparece nas coleções:DEAMB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MobilityMetalsRiver.pdf
  Restricted Access
1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.