Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12145
Título: A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na educação a distância em saúde.
Título(s) alternativo(s): Reverse construction and multiple outcomes learning trails as active and contextual methodologies in distance health education.
Autor(es): Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Paula, Helton Cristian de
Figueiredo, Adriana Maria de
Santos, Álisson Oliveira dos
Reis, Gustavo Valadares Labanca
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Data do documento: 2019
Referência: SAVASSI, L. C. M. et al. A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na educação a distância em saúde. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, Fortaleza, n. especial II, v. 4, p. 01-13, jul. 2019. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/41606>. Acesso em: 10 fev. 2020.
Resumo: Objetivo: descrever trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégias metodológicas da construção do curso “Afecções neurológicas na Atenção Primária à Saúde” pela Universidade Federal de Ouro Preto, sob a encomenda da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SEUNASUS), baseada em. Métodos: concepção pedagógica técnica da construção reversa, sob o desenho instrucional do Action Mapping, com “objetivos de ação” construídos sob pactuação com Ministério da Saúde e SEUNASUS. Desenharam-se trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégia educacional, sob a concepção pedagógica do interacionismo contextual. Resultados: foram desenvolvidas sete unidades de motivos de consultas na área de afecções neurológicas, contando com dois níveis de decisão em cada uma delas e feedbacks para todas as alternativas construídas, permitindo ao aluno tomar decisões que levam a consequências e possivelmente ao erro pedagógico. A partir deste, o aluno tomará novas decisões que possam corrigir a rota, ou levar a desfechos mais negativos e ao aprendizado contextual em qualquer desses cenários. Conclusão: a estratégia das trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos demanda a construção de situações-problema com maior produção de material, que nem sempre será utilizado pelo aluno, mas torna o aprendizado contextual, aproximando o curso do mundo real.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12145
ISSN: 2525-9563
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, exceto onde identificado, estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais <http://periodicos.ufc.br/resdite/about>. Acesso em: 05 maio 2020.
Aparece nas coleções:DEMSC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConstruçãoReversaTrilhas.pdf541,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.