Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12090
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorFreitas, Romero Alvespt_BR
dc.contributor.authorGuimarães, Mauricio dos Santos-
dc.date.accessioned2020-04-23T15:57:55Z-
dc.date.available2020-04-23T15:57:55Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Mauricio dos Santos. O princípio estético classicista no pensamento científico de Galileu. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12090-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de analisar, discutir e concluir qual é a prática estética de Galileu Galilei, ao conceber as suas obras científicas, ao levar em conta o fato de que este escritor científico tem também trabalhos que pertencem às áreas da pintura, da escultura, da literatura, e uma atividade como músico. A investigação é realizada a partir de uma carta de Galileu a seu amigo Ludovico Cardi, pintor, conhecido como o Cigoli, na qual o cientista demonstra grande conhecimento sobre pintura e escultura. A pesquisa segue centrando-se no texto Considerazioni al Tasso e em várias cartas trocadas entre Galileu e o Cigoli, com o objetivo de se certificar sobre sua possível inserção numa das escolas de pensamento estético da época em que está inserido, e mostrar também como as suas convicções estéticas exerceram influência sobre a escrita de suas obras mais importantes na Ciência da Física, como os revolucionários livros Sidereus Nuncius e Il Saggiatore. Galileu, nascido em 1564, é filho do Renascimento e tem sua educação formada com influências do período de ouro deste movimento, em um momento em que o Renascimento está se encaminhando para o Barroco, logo depois do Maneirismo. É assim que, ao investigar as trocas de cartas e as suas duas principais obras de esclarecimento sobre a sua ciência, encaminhamos este estudo para investigar qual ou quais as razões pelas quais Galileu, mesmo tendo conhecimento da obra de Kepler, com as suas três leis do movimento dos planetas e as suas órbitas elípticas, não menciona, em nenhum momento, as descobertas do companheiro de luta na consolidação da teoria copernicana.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectGalileupt_BR
dc.subjectJohannes Keplerpt_BR
dc.subjectCiência - filosofiapt_BR
dc.subjectClassicismopt_BR
dc.subjectManeirismo - artept_BR
dc.titleO princípio estético classicista no pensamento científico de Galileu.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/04/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeFreitas, Romero Alvespt_BR
dc.contributor.refereePatriota, Rainer Câmarapt_BR
dc.contributor.refereePimenta Neto, Olímpio Josépt_BR
dc.description.abstractenThis study aims to analyze, discuss and conclude what the aesthetic practice of Galileo Galilei is as he conceived his scientific works, taking into account the fact that this scientific writer has works that pertain to other fields such as painting, sculpture, literature, and also his musical activity. The research is carried out from a letter by Galileo to his friend, the painter Ludovico Cardi, known as the Cigoli, in which the scientist demonstrates deep knowledge on painting and sculpture. The research continues to focus on the text, Considerazioni al Tasso, and on several other letters exchanged between Galileo and Cigoli, in order to certify Galileo’s possible engagement in one of the schools of aesthetic thought at the time. It also intends to show how his aesthetic beliefs influenced the writing of his masterpiece works in the science of physics, such as the revolutionary books Sidereus Nuncius and Il Saggiatore. Born in 1564, Galileo is a son of the Renaissance. His education was influenced by the golden period of this Era but at a time when the Renaissance was already moving towards the Baroque period, soon after the Mannerism. Thus, by analyzing the exchanged letters and Galileo’s two main works about enlightenment of his science, we investigate the reasons why Galileo does not mention Kepler’s discoveries at all, even aware of his colleague’s work on three laws of planetary motion and their elliptical orbits.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PrincípioEstéticoClassicista.pdf3,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons