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Título: Heteroidentificação racial para concursos públicos de professores/as na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.
Autor(es): Fagundes, Isabela Perucci Esteves
Orientador(es): Diniz, Margareth
Palavras-chave: Professores - concursos
Sistema de cotas
Negros - identidade racial
Universidade Federal de Ouro Preto - concursos
Data do documento: 2020
Membros da banca: Diniz, Margareth
Fonseca, Marcus Vinícius
Jesus, Rodrigo Ednilson de
Referência: FAGUNDES, Isabela Perucci Esteves. Heteroidentificação racial para concursos públicos de professores/as na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. 2020. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Resumo: Nesta dissertação tive por objetivo compreender a atuação das comissões de verificação da autodeclaração racial para fins de reserva de vagas em concursos públicos para professores efetivos no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Conduzi a partir de uma contextualização do tema, onde discuti a demanda pelas cotas raciais, a essencialidade da autodeclaração racial nesse processo e a necessidade de sua verificação para que as cotas realizem sua finalidade. Para orientar a investigação de campo, construí um estado do conhecimento sobre o tema a partir da produção acadêmica pertinente localizada, produzida entre 2014 (quando entra em vigor a Lei de Cotas no Serviço Público) e 2019. Com base nas escolhas metodológicas orientadas pelo objetivo do trabalho, realizei uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos instrumentos de coleta de dados foram a análise documental, a entrevista e a observação. Os principais referenciais teóricos deste trabalho foram as concepções sobre identidade, de Nilma Gomes e Kabengele Munanga; sobre raça, também de Nilma Gomes e Antônio Sérgio Guimarães; sobre preconceito de marca, de Oracy Nogueira, sendo as categorias analíticas exame, discurso e verdade, de Foucault operadoras da minha posição como pesquisadora. Os principais achados da pesquisa indicam o papel pedagógico das comissões de heteroidentificação na temática das relações raciais; a efetividade das cotas raciais no aumento da população de docentes negros/as da instituição, especialmente a partir da adoção da heteroidentificação racial; a utilização do critério fenotípico pelas comissões e a fundamentação da adoção desse critério. Por fim, apresentei algumas reflexões sobre o que o procedimento fez pela inclusão racial na UFOP e o que ainda pode ser feito para potencializar esses resultados.
Resumo em outra língua: This dissertation aims to understand the performance of the commissions for racial selfdeclaration and verification when reserving full time job openings for college professors within the Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). The research was conducted from a contextualization of the theme, discussing the demand for racial quotas, the importance of the racial self-declaration, and the need for its verification, for the quotas to achieve their purpose. To guide the field investigation, all the relevant localized academic production between 2014 (when the Brazilian law of quotas for the publc sector came into force) and 2019 were studied. A qualitative research of the case study type, with data collecion through interviews and observations was carried out from methodological choices followed by documental analysis guiding the work. The main theoretical references of this work are conceptions about identity based on texts by Nilma Gomes and Kabengele Munanga; race relations in works by Nilma Gomes and Antônio Sérgio Guimarães; and race prejudice by Oracy Nogueira. The researcher selected the analytical categories: examination, discourse and truth in Foucault for operators. The main findings of the research indicates the pedagogical role of heteroidentification commissions; the effectiveness of racial quotas in increasing the population of black professors in the institution, especially after the adoption of racial hetero-identification; the use of the phenotypic criteria by the commissions and the rationale for its adoption. Finally, the researcher reflects about the positive results achieved by the racial inclusion quotas at UFOP and what can be done to enhance the results.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12089
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/04/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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