Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12084
Title: A branquitude e o ensino superior : reflexos e desafios na docência.
Authors: Nunes, Adelina Malvina Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor: Diniz, Margareth
Keywords: Eugenia
Sistema de cotas
Subjetividade
Antirracismo
Ensino superior
Issue Date: 2020
metadata.dc.contributor.referee: Diniz, Margareth
Muniz, Kassandra da Silva
Miranda, Shirley Aparecida de
Citation: NUNES, Adelina Malvina Barbosa. A branquitude e o ensino superior: reflexos e desafios na docência. 2020. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo identificar os reflexos da branquitude presentes na docência de ensino superior, e foi estabelecido, como campo de pesquisa, a Universidade Federal de Ouro Preto. Para tal, apresentamos, inicialmente, uma retrospectiva conceitual e antropológica do conceito de raça até o seu uso na atualidade como categoria social, e as características singulares que são decorrência do racismo na sociedade brasileira. Nos propusemos a evidenciar como as ideias eugenistas difundidas no país migraram do campo científico para as políticas de educação. Buscamos demonstrar, teoricamente, os limites de execução das políticas de ação afirmativa de impacto no âmbito do ensino superior federal (Lei no . 10.639/2003, Lei no . 12.711/2012 e Lei no . 12.990/2014), conquistadas pelo Movimento Negro Brasileiro, diante das escolhas dos sujeitos agentes dessas políticas. Apresentamos algumas das contribuições da Psicologia e da Psicanálise brasileira, nos estudos sobre o tema das relações raciais e a psique, e uma análise racializada da subjetividade a partir da Abordagem Centrada na Pessoa. O perfil racial, majoritariamente branco, das e dos docentes do ensino superior emerge como um desafio na inclusão de um projeto antirracista para a educação, cenário que se faz presente também na UFOP. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de caráter qualitativo, com coletas de dados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os apontamentos emergidos evidenciaram que o padrão normalizador de raça pode afetar a compreensão de si, das e dos docentes, bem como a forma com que percebem o outro, docente ou discente, e a docência. Percebemos que o reconhecimento de alguns privilégios, por vezes, é insuficiente para uma ação de inversão da ordem do racismo nesse espaço. Os reflexos da branquitude puderam ser identificados na organização da universidade, nas experiências vividas e/ou observadas na docência, e nas relações institucionais com os colegas docentes e/ou discentes.
metadata.dc.description.abstracten: This dissertation aims to identify the reflections of whiteness present in higher education teaching, and the Federal University of Ouro Preto was established as a research field. To this end, we present, initially, a conceptual and anthropological retrospective of the concept of race until its use today as a social category, and the unique characteristics that are a result of racism in brazilian society. We set out to show how the eugenicist ideas spread in the country migrated from the scientific field to education policies. We seek to demonstrate, theoretically, the limits of execution of the affirmative action policies of impact within the scope of federal higher education (Law N. 10.639 / 2003, Law N. 12.711 / 2012 and Law N. 12.990/2014), achieved by the Black Brazilian Movement, in the face of the choices of the subjects who are agents of these policies. We present some of the contributions of Brazilian Psychology and Psychoanalysis in studies on the subject of race relations and the psyche, and a racialized analysis of subjectivity from the Person Centered Approach. The racial profile, mostly white, of and of higher education teachers emerges as a challenge in the inclusion of an anti-racist project for education, a scenario that is also present at UFOP. The methodological procedures used were of a qualitative nature, with data collections through semi-structured interviews. The notes that emerged showed that the normalizing pattern of race can affect the understanding of oneself, and of the teachers, as well as the way in which they perceive the other, teacher or student, and teaching. We realize that the recognition of some privileges is sometimes insufficient for an action to reverse the order of racism in that space. The reflections of whiteness could be identified in the organization of the university, in the experiences lived and observed in teaching, and in institutional relations with fellow professors and students.
Description: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12084
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/04/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_BranquitudeEnsinoSuperior.pdf2,82 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons