Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11986
Título: Quando estamos doentes? : o conceito de patológico em Georges Canguilhem.
Autor(es): Regis, Ana Lúcia Rissoni dos Santos
Orientador(es): Fenati, Ricardo
Data do documento: 1997
Referência: REGIS, Ana Lúcia Rissoni dos Santos. Quando estamos doentes?: o conceito de patológico em Georges Canguilhem. 1997. 121 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia a e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1997.
Resumo: Esta dissertação visa o estudo do conceito de doença como anomalia e vida limitada. Esses conceitos de doença foram esclarecidos a partir da obesidade definida como anomalia. A visão da obesidade como anomalia é equivocada porque somente será considerada doença, se o excesso de panículo adiposo estiver vinculado a condição de vida limitada. Através da análise histórica conceitual buscamos as raízes do conceito de doença como anomalia e vida limitada. Identificamos o determinismo de Claude Bernard e o vitalismo de Georges Canguilhem, respectivamente, como o postulado desses conceitos de doença. Esta dissertação reacende, então, o debate: o postulado das manifestações dos organismos vivos é o determinismo ou o vitalismo? A dissertação finaliza-se a favor do vitalismo de Canguilhem.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11986
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/03/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Dissertações defendidas em outras Instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_QuandoEstamosDoentes.pdf171,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons