Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11933
Título: Afrodescendentes e indígenas em livros didáticos de história : entre o nacional, o étnico e o intercultural (Mariana, MG – 2017/2018).
Autor(es): Viana, Cibele Aparecida
Orientador(es): Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro
Palavras-chave: Saber histórico escolar
Livro didático
Representações afro-brasileiras
Representações indígenas
Interculturalismo
Data do documento: 2019
Membros da banca: Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro
Rangel, Marcelo de Mello
Roza, Luciano Magela
Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
Referência: VIANA, Cibele Aparecida. Afrodescendentes e indígenas em livros didáticos de história: entre o nacional, o étnico e o intercultural (Mariana, MG – 2017/2018). 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Resumo: Esta pesquisa portou uma dupla proposta investigativa: 1) a análise das representações de afro-descendentes e indígenas em uma coleção didática de História para o ensino fundamental; 2) a releitura de tais representações no cotidiano do ensino de História, mediante oficinas pedagógicas que contaram com a participação dos estudantes de 6º a 9º ano de duas escolas sediadas em distritos do município de Mariana, estado de Minas Gerais. Como primeira fonte de estudo, a pesquisa debruçou-se sobre a coleção Projeto Mosaico, devido à sua seleção como material didático de História pela rede de ensino municipal de Mariana em 2017; já como segunda fonte, foi produzido um material didático específico, que propunha novos questionamentos e formulações a partir dos textos e imagens trazidos pela coleção Projeto Mosaico. Em termos teórico-conceituais, a pesquisa priorizou as reflexões sobre o interculturalismo em uma dinâmica de legitimação identitária e dialógica das culturas, das práticas e das lutas dos grupos marginalizados na sociedade brasileira, bem como o entendimento do saber histórico escolar como uma produção particularizada que intercambia, sem subordinação, as interpretações provindas da historiografia e do conhecimenton científico em geral com as visões de mundo constituídas pelos sujeitos em seu percurso intersubjetivo. A pesquisa, por fim, embora tenha ratificado a validade conceitual, pedagógica e política das concepções de interculturalismo e da especificidade do saber histórico escolar, também demonstrou a intensa dificuldade dos estudantes em reconhecer as contribuições e o potencial transformador provindo da história e das culturas afrodescendentes e indígenas, sobretudo nas manifestações comunitárias das localidades onde habitam (em um indicativo da sedimentação de um imaginário de perfil hierarquizante e excludente, promovido ao longo de muitas décadas no Brasil, por variadas instâncias formativas. Daí a importância do ensino de História insistir na abordagem inclusiva dos segmentos afrodescententes e indígenas, de forma concomitante à valorização de uma narrativização de tal história e cultura por professores e alunos da educação básica.
Resumo em outra língua: The aim of this research was to carry a double investigative proposal: 1) the analysis of representations of Afro-descendants and indigenous in a didactic collection of History for the elementary school; 2) the re-reading of such representations in the daily teaching of History, through pedagogical workshops which participate students from two schools located in districts of the Mariana city, state of Minas Gerais, from 6th to 9th grade. As a first study source, the research focused on the Mosaic Project collection, due to its selection as didactic material of History by the municipal education network of Mariana in 2017; as a second source, it was produced a specific didactic material, which proposed new questions and formulations from the texts and images brought by the Mosaic Project collection. In theoretical-conceptual terms, the research prioritized the reflections on interculturalism focused on the identity and dialogic legitimacy of cultures, practices and struggles of marginalized groups in Brazilian society, as well as the understanding of school historical knowledge as a particularized production that exchanges, without subordination, the interpretations derived from historiography and scientific knowledge in general with the visions of the world constituted by the subjects in their intersubjective course. Although ratifying the conceptual, pedagogical and political validity of conceptions of interculturalism and the specificity of scholarly historical knowledge, the research also demonstrated the students' intense difficulty in recognizing the contributions and the transformative potential stemming from Afrodescendant history and cultures and indigenous people, mainly in the community manifestations celebrated by the localities where they live (in an indication of the sedimentation of the imaginary of hierarchical and excluding profile, promoted during many decades in Brazil, by various formative instances). Therefore, the History teaching is so indispensable when talking about the inclusion of the afrodescententes and indigenous segments in students learning, concomitant to the valorization of the narratives of such history and culture by teachers and students of basic education.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11933
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/01/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AfrodescendentesIndígenasLivros.pdf4,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons