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Título : Municipalização do licenciamento ambiental : uma síntese das pluralidades de experiências nos estados de Minas Gerais e Piauí.
Autor : Abreu, Emanoele Lima
Fonseca, Alberto de Freitas Castro
Palabras clave : Environmental licensing
Decentralization
Fecha de publicación : 2016
Citación : ABREU, Emanoele Lima; FONSECA, Alberto. Municipalização do licenciamento ambiental: uma síntese das pluralidades de experiências nos estados de Minas Gerais e Piauí. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO, 3., 2016, Ribeirão Preto. Anais [...]. Ribeirão Preto, 2016. p. 254-260.
Resumen : O licenciamento ambiental, apesar de constituir um dos principais instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente, tem tido sua efetividade criticada, devido à morosidade dos procedimentos, falta de fiscalização, baixa participação pública, dentre mais. A municipalização do licenciamento ambiental é apontada como uma das potenciais soluções para o fortalecimento deste instrumento, visando o maior controle que a população e o poder público local poderiam exercer sobre os impactos dos empreendimentos licenciados. Porém, diversos autores argumentam que a municipalização é utópica, devido à baixa capacidade institucional dos órgãos públicos municipais. A administração pública municipal brasileira evolui nos últimos anos. Igualmente, os processos de municipalização têm evoluído significativa e distintamente em cada estado brasileiro, acompanhando as realidades e necessidades locais. Objetivou-se avaliar as novas experiências de municipalização do licenciamento ambiental em diferentes contextos, avaliando a municipalização nos estados do Piauí e de Minas Gerais, através da análise de suas capitais, respectivamente Teresina e Belo Horizonte, e duas cidades do interior, Água Branca e Betim, todas com secretarias municipais de meio ambiente realizando o licenciamento de atividades de impacto local. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e descritiva de investigação, baseada em estudos de caso múltiplos. Para coleta de dados foram utilizados pesquisa bibliográfica, revisões documentais e entrevistas estruturadas. As entrevistas foram realizadas através da aplicação de questionários com representantes dos órgãos ambientais municipais de cada município. A municipalização ocorreu em períodos distintos nos dois estados, sendo observadas diferenças entre as secretarias estudadas. As experiências pesquisadas diferem no contexto capital e interior, quanto ao número de funcionários e tipologias licenciáveis, mas alguns pontos negativos como falta de estrutura física e técnicos não capacitados foi apontado sobretudo no Piauí, mostrando uma diferença no processo da municipalização nos estados. De maneira geral, os resultados corroboram os entraves identificados em estudos anteriores e apontam que no interior, sobretudo do nordeste, os entraves podem ser ainda maiores.
metadata.dc.description.abstracten: Environmental licensing has been criticized, as having cumbersome procedures, lack of supervision, low public participation, among others. The decentralization of environmental licensing down to the municipal level is considered one of the potential solutions to strengthen this instrument, aiming to better control impacts on the local environment. However, several authors argue that decentralization is utopian because of the low institutional capacity of local government agencies. The Brazilian municipal public administration evolved in recent years. Likewise, decentralization processes have evolved significantly and distinctly in each Brazilian state, following the local realities and needs. This study aimed to evaluate new decentralization experiences of environmental licensing in different contexts, assessing decentralization in the states of Piauí and Minas Gerais, through the analysis of their capitals respectively Teresina and Belo Horizonte, and two towns, Água Branca and Betim, all with local municipal environmental licensing. It was used a descriptive and qualitative research approach based on multi-case studies. For data collection were used literature search, document review and structured interviews. Interviews were conducted through questionnaires with representatives of local environmental agencies in each municipality. The decentralization occurred at different times in the two states. Differences were observed between the secretariats. The experiences differ in the capital and within context, as the number of employees and licensable types, but some negative points such as lack of physical structure and not skilled technicians was appointed especially in Piauí, showing a difference in the process of decentralization in the states. Overall, the results support the obstacles identified in previous studies and show that in the interior, especially the northeast, the obstacles might be even greater.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11881
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