Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11846
Título : Raimundo Trindade : igreja, política patrimonial e museografia em Minas, décadas de 1920/1950.
Autor : Santos, Luiz Claudio Alves dos
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Francisco Eduardo de
Palabras clave : Historiografia
Patrimônio
Catolicismo
Raimundo Trindade
Fecha de publicación : 2019
metadata.dc.contributor.referee: Andrade, Francisco Eduardo de
Mata, Sérgio Ricardo da
Seabra, Maria Cândida Trindade Costa de
Citación : SANTOS, Luiz Claudio Alves dos. Raimundo Trindade: igreja, política patrimonial e museografia em Minas, décadas de 1920/1950. 2019. 216 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Resumen : Na presente dissertação de mestrado o objeto da nossa discussão historiográfica foi o sacerdotehistoriador mineiro Cônego Raimundo Otávio da Trindade ou simplesmente, Cônego Raimundo Trindade, como ficou conhecido pela corrente historiográfica mineira das primeiras décadas do século XX. Para além da atividade espiritual, a qual dedicou nada menos do que cinco décadas da sua vida, Raimundo Trindade demonstrou uma habilidade inata para a escrita histórica. O profundo conhecimento sobre a história religiosa de Minas Gerais e o constante contato com a documentação presente nos arquivos eclesiásticos e civis do estado, transformaram esse sacerdote-historiador num dos principais expoentes da historiografia mineira. Suas narrativas históricas ultrapassaram os limites geográficos de Minas e alcançaram notoriedade entre importantes nomes da elite intelectual brasileira da época. A intensa aproximação com Rodrigo Melo Franco e, com os membros do SPHAN, possibilitou a Raimundo Trindade a ampliação de sua rede de sociabilidades ao mesmo tempo em que suas pesquisas e estudos descortinavam o passado histórico-artístico católico mineiro. A relação de amizade com Rodrigo e o profundo interesse de ambos pelo passado histórico de Minas, resultou na produção de várias obras e artigos, algumas delas publicadas pelo próprio SPHAN, e outros, incluídos nas páginas da revista do patrimônio. Seu profundo conhecimento histórico ajudou sobremaneira na consolidação da política oficial de preservação do patrimônio histórico e artístico brasileiro. Suas pesquisas foram fundamentais no auxílio ao SPHAN para o mapeamento dos bens patrimoniais religiosos católicos no território mineiro. Como funcionário do SPHAN, ou seja, como primeiro diretor do Museu da Inconfidência, a partir de 1944, se dedicou a tarefa de investigar e reunir objetos de valor histórico e artístico para compor o acervo desse museu regional. A arte sacra, os objetos ligados ao movimento da Inconfidência Mineira e seu personagem mais ilustre, Tiradentes, foram sendo adquiridos pela direção do museu e pelo SPHAN com o objetivo de compor uma narrativa museográfica que permitisse resgatar a memória histórica, política, cívica e religiosa da sociedade mineira.
metadata.dc.description.abstracten: In the present master's dissertation the object of our historiographical discussion was the priesthistorian of Minas Gerais, Canon Raimundo Otávio da Trindade, or, simply, Canon Raimundo Trindade, as it was known by the historiographic current of the first decades of the twentieth century. In addition to spiritual activity, which he devoted no less than five decades of his life, Raimundo Trindade demonstrated an innate ability for historical writing. The deep knowledge of the religious history of Minas Gerais and the constant contact with the documentation present in the ecclesiastical and civil archives of the State, transformed this priest-historian into one of the main exponents of the historiography of Minas Gerais. Its historical narratives surpassed the geographical limits of Minas and reached notoriety between important names of the Brazilian intellectual elite of the time. The intense rapprochement with Rodrigo Melo Franco and the members of SPHAN enabled Raimundo Trindade to expand his network of sociabilities while his research and studies revealed the historical-artistic past of Minas Gerais. The relationship of friendship with Rodrigo and their deep interest in the historical past of Minas resulted in the production of several works and articles, some of them published by SPHAN itself, and others, included in the pages of the heritage magazine. His deep historical knowledge helped greatly in the consolidation of the official policy of preservation of Brazilian historical and artistic heritage. His research was instrumental in helping SPHAN to map Catholic religious assets in the territory of Minas Gerais. As an employee of SPHAN, in 1944, as the first director of the Museum of Inconfidence, he dedicated himself to investigate and gather objects of historical and artistic value to compose the collection of this regional museum. Sacred art, objects related to the movement of the Inconfidência Mineira and its most illustrious personage, Tiradentes, were acquired by the direction of the museum and the SPHAN with the objective of composing a museographic narrative that allowed to recover the historical, political, civic and religious memory of the society mining.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11846
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 03/12/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: PPGHis - Mestrado (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_RaimundoTrindadeIgreja.pdf3,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons