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Título: Avaliação do comprimento de massa deslocada em deslizamentos em função das características geológico-geotécnicas e geométricas das encostas : estudo de caso : estrada de ferro Vitória-Minas (EFVM).
Autor(es): Souza, Juliana Ribeiro Gonçalves de
Orientador(es): Corteletti, Rosyelle Cristina
Palavras-chave: Deslizamento de terra
Deslocamento - geologia estrutural
Comprimento de massa
Modelos lineares - estatística - regressão linear múltipla
Ferrovias
Data do documento: 2019
Membros da banca: Corteletti, Rosyelle Cristina
Bacellar, Luis de Almeida Prado
Assis, André Pacheco de
Referência: SOUZA, Juliana Ribeiro Gonçalves de. Avaliação do comprimento de massa deslocada em deslizamentos em função das características geológico-geotécnicas e geométricas das encostas: estudo de caso: estrada de ferro Vitória-Minas (EFVM). 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: As ocorrências de movimentos de massa nos taludes ao longo das ferrovias podem impactar o sistema ferroviário desde a paralização do transporte até a ocorrência de danos na plataforma, afetando sua superestrutura. De modo a colaborar com o gerenciamento de áreas de risco geológico-geotécnico para esse tipo de infraestrutura, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de estimar o comprimento de massa deslocada de um deslizamento, tomando como base as características geológico-geotécnicas e geométricas dos taludes. Para tal fim, contou-se com dados de doze cicatrizes de deslizamentos na Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM). A caracterização geológico-geotécnica foi fundamentada em ensaios de granulometria, limites de consistência, massa específica real dos grãos e método expedito das pastilhas. E para a caracterização geométrica, foram utilizados os dados de altura e ângulo de inclinação do talude, e volume da cicatriz. O conjunto dessas características subsidiou a elaboração de dois modelos pela aplicação da técnica de regressão múltipla: o primeiro para estimar o volume da cicatriz de um deslizamento, e o segundo, o comprimento de massa deslocada. Os resultados obtidos apontaram que a altura e inclinação do talude, a quantidade de água reabsorvida pelas pastilhas, e a razão entre a porcentagem de material passante nas peneiras #200 e #40 são os parâmetros influentes para estimar o volume da cicatriz do deslizamento, enquanto que para estimar o comprimento de massa deslocada, o volume da cicatriz é o único parâmetro relevante. Os modelos desenvolvidos são válidos, visto apresentam elevados coeficientes de determinação e atenderam a todas as suposições estatísticas. Portanto, foi obtida uma ferramenta eficiente, prática e economicamente viável para estimar o comprimento de massa deslocada na EFVM, que também pode ser aplicada em locais com geologia e geomorfologia similares.
Resumo em outra língua: Landslides occurrence along the railway slopes can cause damage by obstructing the railway platform or impacting the railway infrastructure. This study aims to develop na effective tool capable of estimating the slide travel distance, based on the geologicalgeotechnical and geometric characteristics of the slopes, in order to collaborate with landslide risk assessment and management in this type of infrastructure. For that, was collected data from twelve slides scars that occurred on the Vitória-Minas Railway. The geological-geotechnical characterization was based on grain size distribution, Atterberg limits, particle density, and disk method. For the geometric characterization, were obtained the slope height and inclination angle and scar volume. The set of these characteristics supported the elaboration of two models by applying multiple regression techniques: the first model predicts the scar volume, and the second, slide travel distance. The results show that the slope height and inclination angle, percentage of reabsorbed water by the disk, and the ratio between the percentage of material passing a 0.075 mm sieve (No. 200) and 0.475 mm (No.40) sieve are the key parameters to estimate the scar volume, whereas to estimate the slide travel distance, scar volume is the only relevant parameter. The developed models are valid since they presented an excellent coeficiente of determination and met all the statistical assumptions. Therefore, it was obtained na efficient, extremely practical and economical tool to estimate the slide travel distance of the Vitória-Minas Railway, that could be used in areas with a similar geological and geomorphological conditions.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11823
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