Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11792
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorViana, Marger da Conceição Venturapt_BR
dc.contributor.authorLeão, Ednardo Teixeira-
dc.date.accessioned2019-11-05T14:13:19Z-
dc.date.available2019-11-05T14:13:19Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLEÃO, Ednardo Teixeira. Um estudo de situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma no ENEM no período de 2009 a 2017. 2019. 247 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11792-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa de Mestrado foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFOP. Ela teve por objetivo buscar soluções para a seguinte questão: Como uma proposta de atividades pode possibilitar o desenvolvimento de habilidades auxiliares para a de resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma, da Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)? Inicialmente, foi realizada breve análise documental: Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais, Relatórios do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Base Nacional Curricular Comum e Currículo Referência de Minas Gerais. A seguir, foi feita a revisão da literatura, o que incluiu levantamento bibliográfico sobre o tema e estudo referente a conhecimento geométrico, avaliação da aprendizagem na sala de aula, avaliação de sistema (larga escala) e problema e situação-problema. Também referente a competências e habilidades e conhecimentos geométricos relativos a espaço e forma avaliados no ENEM. A pesquisa de campo foi feita em 2018, com cinco encontros realizados no período de seis meses. Os participantes eram professores de Matemática de escolas públicas de Ouro Preto, Minas Gerais, que examinaram, em encontros, com o fim de desenvolver habilidades relacionadas a conhecimentos geométricos de espaço e forma, as atividades construídas. Destaca-se que desta pesquisa, além da dissertação, resultou um produto educacional, ou seja, um pequeno livro que reúne sugestões de atividades que podem ser úteis à prática pedagógica de professores, licenciandos e pesquisadores interessados em conhecer melhor, sob certos aspectos, as provas do ENEM.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio - Brasilpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.titleUm estudo de situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma no ENEM no período de 2009 a 2017.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/10/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeViana, Marger da Conceição Venturapt_BR
dc.contributor.refereeTorisu, Edmilson Minorupt_BR
dc.contributor.refereeSilva, José Fernandes dapt_BR
dc.contributor.refereeReis, Frederico da Silvapt_BR
dc.description.abstractenThis Master’s research was conducted at the UFOP Graduate Program in Mathematics Education. It aimed to find solutions to the following question: How can a proposal of activities enable the development of auxiliary skills to solve problem situations involving geometric knowledge of space and shape of the Reference Matrix of the National High School Exam (NHSE)? Initially, a brief documentary analysis was performed: Federal Constitution of 1988, Law Guidelines and Bases of National Education, National Curriculum Guidelines, National Curriculum Parameters, National High School Examination Reports (NHSER), Common National Curriculum Base and Reference Curriculum of Minas Gerais. The literature review was then performed, which included a bibliographic survey on the topic related to the study of geometric knowledge, classroom learning assessment, system assessment (large scale), problem, and problem-situation. It also referred to skills, abilities, and geometric knowledge related to space and shape assessed in the NHSE. The research field was conducted in 2018, with five meetings that were held within six months. Participants were mathematics teachers from public schools in Ouro Preto, Minas Gerais, who examined, in these meetings, the development of skills related to geometric knowledge of space and shape in the constructed activities. It is noteworthy that from this research, in addition to its dissertation, resulted na education product, which is a small book that brings together suggestions of activities that may be useful to the pedagogical practice of teachers, students, and reseachers who are interested in knowing better, under certain aspects, the NHSE assessment.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EstudoSituaçãoProblema.pdf3,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_AtividadesPráticasDesenvolvimento.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.