Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11787
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorSobreira, Diana Izaías-
dc.contributor.authorWerneck, Francisco Zacaron-
dc.contributor.authorCoelho, Emerson Filipino-
dc.contributor.authorSimim, Mário Antônio de Moura-
dc.contributor.authorPenna, Eduardo Macedo-
dc.contributor.authorMiranda, Luciano-
dc.contributor.authorFerreira, Renato Melo-
dc.date.accessioned2019-10-31T13:50:00Z-
dc.date.available2019-10-31T13:50:00Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOBREIRA, D. I. et al. Relação entre o potencial esportivo de jovens alunos-atletas e coping. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, p. 1-12, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53444>. Acesso em: 29 out. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1980-6183-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11787-
dc.description.abstractO objetivo foi analisar as diferenças nas habilidades de coping entre alunos-atletas de um Colégio Militar em função do sexo e do seu potencial esportivo avaliado pelo treinador. 385 alunos-atletas, de ambos os sexos (11 a 18 anos) responderam o Athletic Coping Skills Inventory-28, versão em português. O potencial esportivo foi quantificado a partir da expectativa que os treinadores depositavam em cada um dos alunos-atletas, em escala de 1 a 5, onde notas ≤ 3 os classificam como baixo potencial e notas 4 e 5, alto potencial. Verificamos que alunos-atletas de alto potencial apresentam escores maiores em todas as subescalas, indicando melhor gestão do estresse. Conclui-se que as habilidades psicológicas podem ser fator discriminante do potencial esportivo de jovens alunos-atletas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEscolarespt_BR
dc.subjectAtletaspt_BR
dc.subjectCopingpt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.titleRelação entre o potencial esportivo de jovens alunos-atletas e coping.pt_BR
dc.title.alternativeRelationship between the sports potential of young student-athletes and copingpt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Revista Pensar a Prática estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Pensar a Prática <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 set. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenThis study analyzes differences in the coping skills between sexes and the sporting potential of student-athletes of a military college. A total of 385 student-athletes answered the ACSI28BR. The sporting potential was evaluated by coaches, being classified as low and high. Males had higher coping skills than females. Males of high sporting potential showed higher confidence/motivation, trainability and total coping resources; while females with high potential had higher goals/mental preparation, concentration, confidence/motivation and total coping resources. It is concluded that the coping psychological skills are higher in studentathletes with high sporting potential and vary between males and females.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5216/rpp.v22.53444pt_BR
Aparece nas coleções:DEEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RelaçãoPotencialEsportivo.pdf364,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.