Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11777
Título: Planejamento operacional de lavra : desenvolvimento de um modelo matemático para as minas de Capão Xavier e Mar Azul.
Autor(es): Silva Júnior, Ademar Lopes da
Orientador(es): Souza, Marcone Jamilson Freitas
Cota, Luciano Perdigão
Palavras-chave: Plano de lavra - relatórios técnicos
Mineração a céu aberto
Programação linear
Data do documento: 2019
Membros da banca: Souza, Marcone Jamilson Freitas
Cota, Luciano Perdigão
Souza, Maurício Cardoso de
Pessin, Gustavo
Referência: SILVA JÚNIOR, Ademar Lopes da. Planejamento operacional de lavra : desenvolvimento de um modelo matemático para as minas de Capão Xavier e Mar Azul. 2019. 46 f. Dissertação (Mestrado em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: Esta dissertação trata o problema de planejamento operacional de lavra diário de uma mina a céu aberto de minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero, no Estado de Minas Gerais, Brasil. O problema envolve um conjunto de frentes de minério e estéril, um conjunto de carregadeiras para lavrar o minério e o estéril, um conjunto de pontos de descarga de minério e estéril. É considerado no trabalho a alocação dinâmica de caminhões com frota homogênea, o que significa que as rotas dos caminhões não são fixas. O problema consiste em decidir quais frentes lavrar, bem como designar as carregadeiras a essas frentes que devem ser lavradas, e estabelecer as rotas dos caminhões entre as frentes de lavra e os pontos de descarga. Há três objetivos principais: minimizar os desvios de produção e qualidade em relação às metas estabelecidas e minimizar a quantidade de caminhões necessários ao processo. Para resolvê-lo foi desenvolvido um modelo de programação linear por metas em uma abordagem mono- objetivo, representada por uma função que é a soma ponderada dos desvios das metas estabelecidas e do número de caminhões. O modelo foi implementado no software LINGO e para testá-lo foram usados dados reais das minas. Os resultados obtidos mostram soluções satisfatórias com relação ao atendimento dos objetivos estabelecidos, mostrando a adequação do modelo como ferramenta de apoio à tomada de decisão para a equipe de planejamento de lavra de curto prazo.
Resumo em outra língua: This dissertation addresses the problem of a daily mining operational planning of an open pit iron ore mine belonging to of the Quadrilátero Ferrífero, in Minas Gerais State, Brazil. The problem involves a set of ore and sterile pits, a set of shovels for mining the ore and sterile, a set of ore and sterile unloading points. It is considered in the work the dynamic allocation of trucks with homogeneous fleet, which means that the routes of the trucks are not fixed. The problem consists in deciding which pits to extract material, as well as assigning shovels to those pits, and establishing the truck routes between the pits and the unloading points. There are three main objectives: to minimize production and quality deviations from established goals and to minimize the number of trucks required for the operation. To solve it, a goal programming model was developed in a mono-objective approach, represented by a function that is the weighted sum of the deviations from the established goals and the number of trucks. The model was implemented in the LINGO software and for testing it used real mine data. The results show satisfactory solutions in relation to meeting the established objectives, showing the adequacy of the model as a decision support tool for the short term planning team.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11777
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/10/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:PROFICAM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PlanejamentoOperacionalLavra.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons