Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11749
Título: Desenvolvimento de livro sobre enfrentamento da obesidade para atualização docente.
Autor(es): Ferreira, Cyntia Silva
Orientador(es): Machado, Evandro Marques de Menezes
Moreira, Leandro Marcio
Palavras-chave: Obesidade
Professores - formação
Data do documento: 2019
Membros da banca: Estanislau, Juliana de Assis Silva Gomes
Zama, Uyrá dos Santos
Machado, Evandro Marques de Menezes
Moreira, Leandro Marcio
Referência: FERREIRA, Cyntia Silva. Desenvolvimento de livro sobre enfrentamento da obesidade para atualização docente. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: Atualmente, a obesidade representa uma epidemia mundial, sendo alarmante sua alta prevalência em crianças e adolescentes. Em paralelo, a partir do ano de 2019, os currículos dos ensinos fundamental e médio devem incluir, de modo transversal, o tema educação alimentar e nutricional (EAN) nas disciplinas obrigatórias de ciências e biologia (Lei 13.666/2018 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB - Lei 9.394/1996). Esse cenário é favorável para abordagens educativas que trabalhem o enfrentamento da obesidade nas escolas; no entanto, não existe nenhum material para atualização docente nesse âmbito. Pensando na satisfatória implementação da lei supracitada e na prevenção e combate à obesidade, torna-se relevante o despertar da percepção desse tema nos professores. Para tanto, foi desenvolvido um livro para atualização docente sobre conceitos para enfrentamento da obesidade. Para elaboração do livro, foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando uma série de descritores, isolados ou agrupados de diferentes formas, tais como: “obesidade infantil”; “prevenção obesidade escolares”; “obesidade mídia”; “obesidade bullying”. Em seguida, foi feita a seleção da amostra (n = 528) por meio de critérios de inclusão (ex.: artigos originais ou de revisão acessíveis on-line, completos e publicados nos idiomas português e inglês) e de exclusão (ex.: trabalhos publicados no formato de teses, dissertações, monografias, cartas e editoriais). Além disso, informações provenientes de livros acadêmicos e artigos científicos foram incorporadas na obra. O livro traz atualizações para que os docentes possam agregar a EAN e a divulgação científica (DC) em suas aulas, explorando um enfoque em ciência, tecnologia e sociedade (CTS), uma vez que aproxima o conteúdo teórico à realidade cotidiana, podendo gerar argumentações e reflexões críticas sobre o enfrentamento da obesidade. Além disso, são abordados conceitos bioquímicos da obesidade, como metabolismo e nutrição; aspectos culturais, como a influência da mídia; e ainda, questões sociais, como a prática de bullying. O livro, fruto dessa pesquisa, poderá auxiliar no despertar do interesse docente pelas inovações científicas e pelas atividades reflexivas e argumentativas no ensino de ciências.
Resumo em outra língua: Currently, obesity represents a worldwide epidemic, and its high prevalence in children and adolescents is alarming. In parallel, from the year 2019 on, the elementary and high school curricula should include, transversally, the theme food and nutrition education (EAN) in the compulsory subjects of science and biology (Law 13.666 / 2018 amending the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB - Law 9.394 / 1996). This scenario is favorable for educational approaches that address obesity in schools; however, there is no material for teacher updating in this area. Thinking about the satisfactory implementation of the aforementioned law and the prevention and fight against obesity, it is relevant to rouse the perception of this theme in teachers. To this end, a book for teachers update on concepts for coping with obesity was developed. For the elaboration of the book, a bibliographical research was performed using a series of descriptors, isolated or grouped in different ways, such as: “childhood obesity”; “School obesity prevention”; “Obesity media”; "Obesity bullying". Then, the sample was selected (n = 528) by inclusion criteria (eg, original or review articles accessible online, complete and published in Portuguese and English) and exclusion criteria (eg. works published in the form of theses, dissertations, monographs, letters and editorials). In addition, information from academic books and scientific articles was incorporated into the work. The book brings updates so that teachers can aggregate EAN and scientific dissemination (DC) in their classes, exploring a focus on science, technology and society (CTS), as it brings theoretical content closer to everyday reality and can generate arguments and critical reflections on coping with obesity. In addition, biochemical concepts of obesity such as metabolism and nutrition are addressed; cultural aspects, such as the influence of the media; and social issues, such as bullying. The book, a result of this research, may help to arouse the teacher's interest in scientific innovations and reflexive and argumentative activities in science teaching.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11749
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora, em 09/10/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_DesenvolvimentoLivroEnfrentamento.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_EnfrentamentoObesidadeMaterial.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons