Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11721
Title: Erotodidática e entrelaçamento genérico na construção do magister amoris em Ovídio : Arte de Amar, Remédios do Amor e Cosméticos para o Rosto da Mulher.
Authors: Gonçalves, Marice Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor: Agnolon, Alexandre
Keywords: Ovidio
Poesia erótica grega
Poesia didática
Issue Date: 2019
metadata.dc.contributor.referee: Costrino, Artur
Trevisam, Matheus
Agnolon, Alexandre
Citation: GONÇALVES, Marice Aparecida. Erotodidática e entrelaçamento genérico na construção do magister amoris em Ovídio: Arte de Amar, Remédios do Amor e Cosméticos para o Rosto da Mulher. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Abstract: O trabalho que ora se apresenta visa discutir a construção poética da persona elegíaca ovidiana que se apresenta como magister amoris nas três obras didáticas do vate: Arte de Amar, Remédios do Amor e Cosméticos para o Rosto da Mulher. Para tal, serão discutidos os caminhos retóricos e poéticos basilares para a formação do caráter da fala elegíaca. Nosso estudo será embasado em três alicerces, a formação erotodidática do magister; o caráter didático da poesia amorosa ovidiana e, por fim, a construção retórico-poética de sua persona.
metadata.dc.description.abstracten: The present work aims to discuss the poetic construction of the elegiac ovidian persona who presents herself as magister amoris in the three didactic works of the poet: Ars Amatoria, Remedia Amores and De Medicamina Faciei Femineae. For this, the basic rhetorical and poetic paths for the formation of the character of the elegiac speech will be discussed. Our study will be based on three foundations, the erotodidáxis formation of the magister; the didactic character of ovidian love poetry and, finally, the rhetorical-poetic construction of his person.
Description: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11721
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/09/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Appears in Collections:POSLETRAS - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_ErotodidáticaEntrelaçamentoGenérico.pdf1,11 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons