Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11611
Título: Estratégias de comunicação nas startups do México : fracasso, sucesso e resiliência.
Autor(es): Cruz, Beatriz Daniela Flores
Orientador(es): Martins, Nair Prata Moreira
Palavras-chave: Comunicação
Empreendedorismo - México
Sucesso nos negócios - México
Data do documento: 2019
Membros da banca: Ziviani, Fabricio
Sandi, André Quiroga
Martins, Nair Prata Moreira
Referência: CRUZ, Beatriz Daniela Flores. Estratégias de comunicação nas startups do México: fracasso, sucesso e resiliência. 2019. 170 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Resumo: No México, 75% dos empreendimentos anuais fracassam devido a fatores como deficiência na comunicação interna e externa. Esta pesquisa evidencia a importância da comunicação no ciclo de vida das startups e a relevância às estratégias de comunicação no processo de sucesso, fracasso e resiliência dos empreendedores. O objetivo é elucidar como a comunicação intervém no processo. Para cumprir esse objetivo, foi necessário refletir sobre a importância das startups na economia do México e no restante da América Latina; buscar a referenciação da pesquisa no campo da comunicação e selecionar as estratégias de comunicação mais utilizadas pelas empresas. Para a investigação, foram escolhidos dez empreendedores, dois deles representantes de startups mexicanas com maior renda anual, nomeadas pelo Wall Street como Pequenos Pôneis. A metodologia está apoiada em três etapas: aplicação de formulário on-line, realização de entrevista semiestruturada com empresários e, por fim, a análise dos dados de empresas que fracassaram no México, pois se descobriu que as falências são parte importante do processo. Em conjunto, a pesquisa destaca a relevância da comunicação nas organizações e a participação cada vez maior desta nos diversos setores empresariais.
Resumo em outra língua: En México, el 75% de los emprendimientos anuales fracasan por diversos factores, entre ellos la deficiencia en la comunicación interna y externa. Esta investigación coloca la importancia de la comunicación en el ciclo de vida de las startups y sitúa a las estrategias de comunicación en el proceso de éxito, fracaso y resiliencia de los emprendedores. El objetivo es mostrar cómo interviene la comunicación en el proceso. Para cumplir ese objetivo fue necesario reflexionar sobre la importancia de las startups en la economía de México y en el resto de América Latina; buscar la referencia de la investigación en el campo de la comunicación y seleccionar las estrategias de comunicación más utilizadas por las empresas. Para la investigación, fueron elegidos 10 emprendedores, dos de ellos representantes de startups mexicanas con mayor ingreso anual, nombrados por Wall Street como Little Ponies. La metodología está desarrollada en tres etapas: aplicación de un formulario en línea, realización de entrevistas semiestructuradas con emprendedores y, por fin, el análisis de los datos de empresas que fracasaron en México, pues se descubrió que los fracasos son parte importante del proceso. En conjunto, la investigación destaca la relevancia de la comunicación en las organizaciones y la participación cada vez mayor de ésta en los diversos sectores empresariales.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11611
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 28/06/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EstratégiasComunicaçãoStartups.pdf3,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons