Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11610
Título: Uma revisão da ontologia musical.
Autor(es): Couto, Vanessa Martins
Orientador(es): Patriota, Rainer Câmara
Palavras-chave: Música e filosofia
Música - filosofia e estética
Data do documento: 2019
Membros da banca: Oliveira, Clovis Salgado Gontijo
Lima, Edilson Vicente de
Patriota, Rainer Câmara
Referência: COUTO, Vanessa Martins. Uma revisão da ontologia musical. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.
Resumo: A presente dissertação visa apresentar e analisar os principais problemas acerca da ontologia das obras musicais. Apesar de apresentarmos neste trabalho questões pertencentes à filosofia da arte em geral, buscou-se priorizar a música, mas não apenas como temática, e sim por seus problemas suis generis. Temos, portanto, problemas da natureza da música (ontologia e definição) e também problemas da nossa relação com a música, estes são de (expressão), pois busca-se compreender se a música é capaz de exprimir, evocar ou representar emoções. Esta pesquisa almeja discutir a questão da definição musical: “O que é uma música?”; e dois dos principais problemas da ontologia da música: (A) “A qual categoria ontológica pertence uma obra musical?”; e (B) “O que é uma obra musical?”. Adotaramse algumas perspectivas históricas, contudo, majoritariamente usaram-se concepções contemporâneas e de viés da tradição analítica da filosofia. Em suma, buscamos revisar e analisar as principais correntes que abordam o caráter ontológico da música. Desse modo, pretendeu-se responder em termos ontológicos se a obra musical é algo concreto, abstrato e se segue as relações metafísicas do tipo-token. Ao fim de nossa análise concluimos ser o platonismo musical a corrente que melhor responde aos problemas aqui levantados
Resumo em outra língua: The present dissertation aims to present and analyze the main issues about the ontology of musical works. Although we present in this work questions belonging to the philosophy of art, in general, we sought to prioritize music, not only as thematic, but for its suis generis problems. We, therefore, have problems of the nature of music (ontology and definition) and also problems of our relationship with music, these are of (expression), because it seeks to understand if music is able to express, evoke or represent emotions. This research aims to discuss the question of musical definition: “What is a song?”; and two of the main problems of music ontology: (A) “Which ontological category does a musical work belong to?”; and (B) “What is a musical work?”. To do so, some historical perspectives were adopted, however, most contemporary and biased conceptions of the analytical tradition of philosophy were used. In short, we seek to review and analyze the main currents that approach the ontological character of music. In this way, it was intended to answer in ontological terms if the musical work is something concrete, abstract and/or if it follows the metaphysical relations of the token-type. At the end of our analysis we conclude that musical Platonism is the current that best responds to the problems raised here.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11610
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/06/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_RevisãoOntologiaMusical.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons